Sinteps 30 anos 1993 2023 Historia9Quando o Sindicato se preparava para lançar as propostas práticas de mobilização para a campanha salarial de 2020, o início da pandemia causada pelo novo coronavírus caiu como uma bomba sobre a sociedade. Em meados de março, a quarentena e as medidas de isolamento social levaram ao fechamento do comércio e das escolas, entre elas as ETECs e as FATECs.

A direção do Sinteps rapidamente iniciou negociações com a direção do Centro, em torno de questões relevantes para os trabalhadores da instituição, como a garantia de afastamento para todos, administrativos e docentes, com exceção dos que atuavam em serviços essenciais e que não fossem dos grupos de risco; as contínuas negociações em torno aos desafios do ensino remoto, entre outros.

Greve sanitária em defesa da vida - Em meio às pressões pelo retorno presencial em 2021, o Sinteps defendeu a posição de que isso deveria ocorrer somente após a garantia de vacinação e condições sanitárias seguras para todos. No final de julho, frente à pressão pelo retorno, o Sinteps indicou à categoria uma greve diferente, até então inédita no país: a greve sanitária, na qual os trabalhadores seguiriam atuando, mas em formato online. A greve, realizada de 2/8 a 9/10, garantiu por dois meses e meio a segurança sanitária dos grevistas e estudantes, tempo necessário para que muitos, inclusive, tomassem a segunda dose da vacina, e para que a maioria dos estudantes tomasse ao menos a primeira dose. Além disso, estabeleceu avanços que beneficiaram ao conjunto da categoria, como o reforço à possibilidade de apresentação de atestados/laudos médicos àqueles que eram portadores de comorbidades, garantindo-lhes a permanência no trabalho remoto. Da mesma forma, a ampliação do fornecimento de máscaras PFF2 ou KN95 aos trabalhadores.

Sinteps 30 anos 1993 2023 Historia10Evolução e bônus - Em 2020 e 2021, a atuação do Sinteps foi decisiva para que o Centro realizasse o processo de evolução, pois a instituição queria se aproveitar das limitações impostas pela Lei Complementar 173, a lei do governo Bolsonaro que suspendeu reajustes, correções de benefícios e contagem de tempo funcional até o final de 2021. Sob pressão da entidade sindical, o Centro também pagou o bônus em 2021.

Vitórias jurídicas - Nos anos da pandemia, assim como nos anos anteriores, a assessoria jurídica do Sindicato teve atuação intensiva, com várias vitórias importantes. Por exemplo, a ação que garante o direito ao acúmulo para os docentes e a ação que obriga o Centro a preservar os direitos funcionais dos servidores que se desincompatibilizaram para concorrer às eleições.

10c
Em 2021, em meio à pandemia, o Sinteps organizou uma greve sanitária, até então inédita no país. Ao lado, uma das negociações com a Superintendência