Fechamento de turmas: O Centro Paula Souza na contramão da educação pública. Sinteps questiona e conclama comunidade a barrar

Com a realização de novas edições do Vestibular e do Vestibulinho, respectivamente para as FATECs e as ETECs, com início no segundo semestre, o fantasma do fechamento de cursos volta a assombrar a comunidade. O Sinteps recebeu vários contatos de professores e funcionários preocupados com a não abertura de turmas. Mas, por que isso acontece?

O fechamento de cursos, quase sempre em prejuízo à comunidade, aos professores e alunos, vem se tornando problema recorrente no Centro. Considerando que a instituição não investe na divulgação dos cursos das ETECs e FATECs – o que deveria ocorrer sistematicamente, pois parte da população sequer sabe que são gratuitos e de boa qualidade – e nem garante as condições necessárias para o seu bom funcionamento, não é justo que simplesmente os feche.

O Sinteps encaminhou ofício à Superintendência, em 18/6/2024, cobrando explicações formais e o fornecimento de uma lista completa das ETECs e FATECs em que há turmas que não serão abertas, bem como a quais cursos se relacionam. Ainda não houve retorno.

“Essa política significa fechar vagas públicas, deixar adolescentes fora da escola e sem opção para um futuro melhor. Além disso, toda a estrutura montada ao longo dos anos para estes cursos, como os laboratórios e os equipamentos, corre o risco de ficar jogada às traças, sem falar no emprego docente”, critica Silvia Elena de Lima, presidente do Sinteps. “Enquanto todo mundo defende mais vagas de ensino técnico e tecnológico, o Ceeteps está fechando vagas e cursos, o que é um absurdo!”

Comunidade deve reagir

Se há ameaça de fechamento de curso na sua unidade, e a comunidade interna e externa considera que isso não deveria ocorrer, o Sinteps orienta os trabalhadores a questionarem se a direção recorreu junto à administração do Centro. Além disso, a realização de algumas iniciativas: produção de abaixo-assinado, coleta do apoio de vereadores/as, prefeito/a e deputados/as da região.

Informe o Sindicato sobre a situação em sua unidade (se há ameaças de fechamento de turmas) e as iniciativas adotadas. Envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sinteps tem propostas voltadas a valorizar os cursos

Manutenção dos cursos nas ETECs e FATECs – O Ceeteps deverá promover a ampla divulgação (jornais, TVs, revistas, rádios, mídias sociais etc.) dos cursos, das datas de vestibular e vestibulinho, das isenções, sobre a gratuidade e qualidade de ensino nas ETECs e FATECs, proporcionando material de divulgação para as unidades, bem como recursos para o trabalho de divulgação local.

Comunidade deve ser chamada a debater o problema – Os critérios para possíveis fechamentos de cursos deverão ser amplamente divulgados, ser acompanhados por um período de três anos e, neste tempo, a comunidade escolar deverá encontrar soluções para melhorar os indicadores dos cursos em acompanhamento. A decisão de fechamento do curso se dará pelo Conselho de Escola ou pela Congregação, se ETEC ou FATEC, respectivamente.

Requisitos sociais – O papel social da escola pública deve ser o norteador para o Ceeteps no estabelecimento dos critérios de fechamento, bem como para os critérios de ingresso. Com o oferecimento de cursos técnicos na rede estadual, queremos que os mesmos critérios de lá sejam garantidos no Ceeteps: Para turma de 40 vagas, por exemplo, mínimo de 20 inscritos.