“Cadê a proposta concreta de revisão da nossa carreira, com as disposições transitórias e tudo o que diz respeito à nossa categoria?”
Nas últimas semanas, temos visto fenômenos climáticos inusitados, muitos deixando rastros de destruição e morte, como os sucessivos ciclones no Sul do país. As altíssimas temperaturas em várias regiões, em pleno inverno e início de primavera, também ligam o sinal de alerta. Como avaliam pesquisadores, estamos diante dos resultados de ataques predatórios que grandes empresas, mineradoras e madeireiras ilegais, entre outros, lançam há anos sobre a natureza.
O Conselho Diretor (CD) do Sinteps – instância que reúne os diretores de base, regionais e executivos –, reunido em 19/9/2023, discutiu e aprovou o documento sistematizado pela diretoria executiva, com a proposta do Sindicato para a revisão da carreira, já em formato de projeto de lei, como deverá ser apresentado para tramitar futuramente na Assembleia Legislativa.
Por intermediação da deputada Professora Bebel (PT-SP), diretores do Sinteps foram recebidos na manhã de 21/9/2023 pelo secretário de C&T, Vahan Agopyan, pela vice superintendente em exercício do Centro Paula Souza, Emilena Bianco (a professora Laura Laganá está em licença médica), e assessores. O objetivo foi abordar questões de interesse da comunidade do Centro, como a revisão da carreira, a cessão do Edifício Paula Souza à iniciativa privada, a possibilidade de acordo coletivo e outros.
O Edifício Paula Souza, prédio histórico localizado na Praça Tiradentes, em São Paulo, pode ser cedido a organizações privadas (Faculdade Zumbi dos Palmares e Grupo Carrefour), conforme decisão anunciada pelo governo Tarcísio de Freitas. O prédio serviu de sede para a administração do Centro Paula Souza por 40 anos, mas se encontra em condições precárias e interditado há cerca de dois anos, após a mudança da direção para outro local.