A Diretoria Executiva do Sinteps protocolou a Pauta de Reivindicações de 2021 junto à Superintendência do Centro Paula Souza no dia 12/3, acompanhada de um pedido de reuniões para debatê-la. Reunido em 14/4, o Conselho Diretor (CD) do Sinteps – com a presença dos diretores de base, regionais e executivos – discutiu a necessidade de iniciar uma campanha de pressão para que a direção do Centro receba o Sindicato e converse sobre a situação da categoria. Neste momento de agravamento da pandemia, faremos uma campanha virtual (leia a seguir), e os próximos passos serão discutidos em reuniões futuras.
Apesar de ter sido aconselhado explicitamente pelo Centro de Contingência do Coronavírus, órgão que assessora o governo paulista no enfrentamento à pandemia, a prorrogar a fase emergencial, o governo Doria fez o contrário. Em entrevista coletiva em 16/4/2021, anunciou uma “nova” nomenclatura dentro do Plano São Paulo: a fase de “transição”, situada entre a vermelha e a laranja, com flexibilização de medidas restritivas no comércio e liberação de missas e cultos religiosos.
Os trágicos números divulgados diariamente pelos meios de comunicação apontam para uma catástrofe social no Brasil. No fechamento desta matéria, em 16/4/2021, já são quase 370 mil mortos pela Covid-19. É fato que a disseminação da pandemia pelo planeta é algo difícil, talvez impossível, de evitar. Mas o combate a ela e a proteção às pessoas são possíveis, sim, e dependem de decisões políticas.
Em todo o país, há várias iniciativas de solidariedade ativa às comunidades em situação de vulnerabilidade devido aos efeitos da pandemia de coronavírus.
O Fórum das Seis convida a comunidade das universidades estaduais paulistas e do Centro Paula Souza para uma importante atividade nesta sexta-feira, 16/4/2021, a partir das 17h. Trata-se de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de SP (Alesp), que terá como foco os ataques, tanto do governo federal quanto do estadual, aos serviços e servidores públicos (Reforma Administrativa, desmonte das empresas e institutos públicos etc.). A luta pela aprovação do PDL 22/2020 é um dos temas centrais (veja a seguir).