8a
Em 15/3/2017, o Sinteps participou em todo o estado do dia nacional de lutas contra a reforma da previdência que Temer queria impor. Acima, em Rio Preto; ao lado, Catanduva

8bNos anos após a conquista da carreira, o Sinteps seguiu reivindicando tudo o que havia ficado de fora. De 12 a 16 de julho de 2017, em Nazaré Paulista, aconteceu o VIII Congresso dos trabalhadores do Centro Paula Souza, que culminou com a aprovação do plano de lutas que norteou as ações da entidade nos anos seguintes.

Um dos principais pontos foi a aprovação da reivindicação de revisão da carreira, com itens que permitiriam inserir nela o que faltou conquistar em 2014 (jornada para os docentes, fim do interstício para as titulações, extensão do enquadramento especial aos administrativos e auxiliares docentes, plano de saúde institucional, licença de 180 dias para as celetistas etc.) e, também, reajustar as tabelas salariais. A revisão da carreira foi uma das reivindicações centrais nos anos seguintes e, em 2019, o Sinteps conseguiu que o Centro montasse uma comissão para discutir o assunto, como você confere nas páginas a seguir.

Também em 2017, embora a categoria não tenha atendido aos chamados do Sindicato pela mobilização, a Diretoria Executiva conseguiu um reajuste adicional de cerca de 32% para o pessoal técnico-administrativo, devido ao reenquadramento dos salários ao previsto pela Lei 1.080, que não estava sendo seguida pelo governo.

Categoria já realizou oito congressos

Principal instância de discussão e deliberação dos trabalhadores do Centro, os oito congressos realizados pelo Sinteps desde a sua criação, em 1993, foram importantes na consolidação da entidade e na construção das mobilizações. Eles foram realizados em 1995, 1998, 2001, 2004, 2007, 2010, 2013 e 2017.

Em todos os congressos, foram aprovadas resoluções importantes para as lutas da categoria, inclusive a construção da proposta para a revisão da carreira de 2014, elaborada no congresso de 2017, fundamental para o avanço desta luta.

Após 2017, não foi possível realizar novo congresso, devido às intermináveis ações judiciais que se seguiram contra as eleições sindicais. Teria sido especialmente relevante a realização de um congresso no ano em que comemoramos os 30 anos da entidade.

O Congresso do Sinteps, em 2017, que deslanchou a luta pela revisão da carreira