CD do Sinteps aprova prorrogação do mandato da atual por seis meses. Reunião também debateu retorno presencial e data-base 2021

No dia 22/6/2021, ocorreu nova reunião online do Conselho Diretor (CD) do Sinteps, instância que conta com diretores de base, regionais e da Executiva. Entre os pontos de pauta, estava a prorrogação do mandato da atual Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, tendo em vista a impossibilidade de realização das eleições em meio à pandemia. O mandato foi prorrogado até 31/1/2022.

O CD teve como pautas centrais o retorno presencial/greve sanitária e a campanha pela data-base 2021 (clique nos temas para acessar as matérias específicas sobre ambos).

Para entender melhor

Conforme divulgado em matérias anteriores, no dia 25/11/2020, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu, por unanimidade, que não houve qualquer ilegalidade nas decisões da Comissão Eleitoral a respeito das eleições realizadas no Sinteps em 2019 para escolha de sua nova Direção Executiva e Conselho Fiscal. Na época, a Comissão Eleitoral acatou recurso apresentado pela Chapa 1, que apontava uma série de irregularidades no processo eleitoral, e cancelou o pleito. Discordando da Comissão Eleitoral, a Chapa 2 levou a questão para a justiça.

Diante da decisão do TRT, ficou estabelecido que as eleições ocorrerão novamente, e serão realizadas quando do retorno das atividades presenciais nas unidades do Centro Paula Souza.

Um novo processo eleitoral chegou a ser iniciado em 2020, com a escolha de uma comissão eleitoral, mas o início da pandemia e a suspensão do funcionamento presencial das escolas inviabilizaram a sua realização. Com isso, o mandato da atual direção vem sendo prorrogado, até que haja condições para a realização plena das eleições nas unidades, garantindo-se a participação de todos os eleitores. A prorrogação formal do mandato (até 31/1/2022), de acordo com o previsto nos estatutos do Sinteps, foi necessária para garantir condições de manutenção da entidade sindical, como pagamento de seus funcionários, ações judiciais, divulgação de informações etc.