Encerramento da GREVE SANITÁRIA: Centro responde ao último ofício do Sinteps. Confira documento e orientações do Sindicato

Após a assembleia geral de 9/10/2021, que aprovou o encerramento da GREVE SANITÁRIA dos trabalhadores do Centro Paula Souza, a direção do Sinteps encaminhou novo ofício (Ofício Sinteps nº 21/2021) à Superintendência. Nele, foram listadas solicitações de ajustes indicados pelos presentes na assembleia.

A resposta do Centro chegou em 14/10 (Ofício Ceeteps nº 334/2021), reafirmando o item de retirada de todas as faltas lançadas e de quaisquer prejuízos ao efetivo exercício (o que garante a todos os grevistas que não haja nenhuma perda em relação a progressões, promoções, bônus, aposentadoria etc.). Já em relação a outros ajustes solicitados (que não fosse necessário assinar nenhum documento individual no retorno, por exemplo), não houve aceitação.

Diante disso, o Sinteps orienta os grevistas a informarem quaisquer dificuldades que tenham em suas unidades, quando do retorno. Informe para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que o Sindicato intervenha e procure impedir qualquer eventual abuso.

Da mesma forma, o Sindicato orienta todos – tanto os que fizeram a greve, quanto os que não aderiram a ela – a acompanharem com atenção o cumprimento dos protocolos em sua unidade, inclusive sobre os pontos conquistados com a greve (como o aumento do número de máscaras fornecidas, a confirmação de aceitação de atestados médicos dos portadores de comorbidades que necessitem permanecer no trabalho remoto). Se houver burla ou procedimento equivocado, igualmente informe ao Sindicato.

Importante: O retorno presencial deverá seguir o calendário de cada unidade. Muitas delas continuam no ensino remoto, por variadas razões, ou em sistema de rodízio.

Como ficou o acordo final de greve

A proposta inicial de acordo, apresentada pelo Centro, foi avaliada em reunião do Comando Geral de Greve, no dia 6/10, que também havia solicitado à direção do Sindicato que pleiteasse melhorias. Isso foi feito por meio do Ofício Sinteps nº 20/2021. O Centro respondeu por meio do Ofício Ceeteps nº 332/2021, acatando a maior parte dos pedidos:

- Explicitação sobre a retirada das faltas dos administrativos e devolução de valores descontados: A direção do Centro reforça estes pontos.

- Aceitação dos atestados médicos em caso de comorbidades: A direção do Centro informa que têm sido aceitos quando “devidamente descritos pelo médico”. Os atestados devem ser encaminhados à unidade, mas sua análise e aceite cabem à Unidade Central de Recursos Humanos.

- Que não haja pressões aos docentes para que deem aulas híbridas, devido às limitações técnicas das unidades e por não fazerem parte de seus contratos de trabalho: A direção do Centro afirma que não haverá pressão neste sentido e que o docente deve atender aos alunos “a partir de uma das possibilidades” descritas no Memorando Cetec/GSE/Geped 22/2021 e Roteiro Pedagógico Cesu.

- Aumento do número de máscaras: A direção do Centro vai orientar as unidades a ampliarem de 2 para 4 o número de máscaras PFF2 e KN95 por servidor/mês.

Resumo dos pontos do acordo final

A direção do Sindicato organizou os pontos do acordo, a partir dos ofícios recebidos da superintendência. Clique e confira.

Segue a luta em defesa da vida

A organização sobre a qual se estruturou a greve sanitária, por meio da participação efetiva dos eleitos e das eleitas para os comandos locais de base, estabeleceu as bases para uma mobilização permanente em torno à defesa da vida e fortaleceu a entidade sindical nas unidades.

Os problemas que levaram à greve sanitária, em boa parte, ainda existem, uma vez que a pandemia ainda navega num mar de incertezas. Isso exigirá a continuidade da organização da categoria, sob orientação do Sindicato, para lutar pela mitigação dos riscos sanitários e prejuízos pedagógicos.