Assembleia geral delibera: Prosseguir na GREVE SANITÁRIA e fortalecer a luta em defesa da vida. Sinteps buscará audiência pública na Alesp e seguirá denunciando aumento de casos

Manter a GREVE SANITÁRIA, prosseguir e ampliar as atividades de fortalecimento do movimento: busca de mais apoios externos, intensificação do envio de informações à imprensa, conversas com colegas que seguem no presencial para mostrar-lhes os riscos a si e ao seu entorno. O Sinteps fará contatos com deputadas/os da Assembleia Legislativa (Alesp), que apoiam a greve, para que realizem uma audiência pública da Comissão de Educação, chamando a participação da superintendente do Centro, professora Laura Laganá,e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Estas foram as principais deliberações aprovadas na assembleia geral promovida pelo Sinteps em 25/8, realizada por meio remoto. Foram dados informes gerais sobre o movimento, que subsidiaram as decisões:

• Os salários que serão pagos em início de setembro não apresentam descontos.
  • Segue crescendo o número de casos novos de Covid-19 nas unidades que retornaram presencialmente, mesmo que de modo parcial;
  • Em várias destas unidades, os protocolos estabelecidos pelo Centro não estão sendo seguidos corretamente. Há fotos de estudantes aglomerados e até sem máscaras. Há situações de ocultamento de casos e de não afastamento (por 14 dias) de todos os que tiveram contato com a pessoa contaminada.
  • Considerando a adesão à greve sanitária, as frequentes suspensões de aulas presenciais por casos de Covid e a decisão anterior de muitas unidades pelo não retorno presencial (notadamente nas FATECs, mas também em algumas ETECs), predominam hoje no Centro as aulas remotas.

“A partir destes dados, que vamos informando diariamente à Superintendência, obviamente sem identificar nossas fontes, estamos insistindo para que a instituição recue em sua decisão, que consideramos de alto risco, e defina o retorno integral ao trabalho remoto. Estamos demonstrando à professora Laura Laganá que o quadro atual é prejudicial aos estudantes, pois desorganiza o que vinha funcionando bem até então”, disse Silvia Elena de Lima, presidente do Sinteps, aos presentes na assembleia.

“Também enviamos à Superintendência as muitas matérias que circulam na grande imprensa, com a opinião de infectologistas sobre os riscos da etapa atual da pandemia, instando a instituição a aguardar um cenário de maior controle, que envolve a vacinação completa da maioria da população adulta, estruturação das unidades e fornecimento de EPIs.”

Nossa GREVE SANITÁRIA: Prosseguir e fortalecer

Conforme avaliação e encaminhamentos aprovados pela assembleia geral de 25/8, vamos prosseguir na GREVE SANITÁRIA, buscando fortalecê-la a partir de apoios da comunidade externa (imprensa, vereadores, deputados), entre outras medidas. Todos os materiais de apoio estão no site, na seção Greve sanitária. Ali também é possível conferir os novos apoios que chegaram ao Sindicato, como produto do trabalho dos grevistas. O mais recente é uma moção aprovada na Câmara Municipal de Guarulhos.

O Sinteps está produzindo um vídeo curto, explicativo sobre as razões da greve. A intenção é que ele “viralize” nas redes sociais. Fique de olho!

10 reflexões de uma professora grevista

O site do Sinteps traz texto escrito por uma docente grevista, com importantes reflexões aos não grevistas. Vale conferir. Clique aqui para acessar.

Quer a presença do Sinteps na reunião da sua unidade?

Qualquer dúvida sobre a greve, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Qualquer dúvida emergencial sobre a greve ou para solicitar a presença de um diretor do Sindicato na reunião na sua unidade, contate os seguintes números de WhatsApp:

• (11) 98335-1870, com Silvia.
  • (11) 97751-0024, com Renato.
  • (11) 98335-1868, com Neusa.
  • (11) 98335-1876, com Denise.