face twitter youtube instagram

 12/9/2016 

As estruturas de poder vigentes no Centro Paula Souza guardam expressiva semelhança com a atual situação política do Brasil, que se encontra sob o jugo de um governo que não passou pelo voto popular.

Com a proximidade do encerramento do terceiro mandato da diretora superintendente do Ceeteps, Laura Laganá, já começam as movimentações em torno à  sucessão na instituição. As normas para a elaboração de listas tríplices para os cargos de diretor superintendente e vice-diretor superintendente foram publicadas na Deliberação Ceeteps nº 29, de 1/9/2016, após discussão e análise no Conselho Deliberativo do Ceeteps. De acordo com o documento, que você confere ao final desta matéria, o prazo para a inscrição de interessados vai de 26/9 a 7/10/2016 e podem participar os integrantes das carreiras docentes do Ceeteps, com experiência em administração de entidades públicas ou privadas de, no mínimo, quatro anos.

Esta nova eleição tende a se transformar em mais um capítulo de uma história que mescla autoritarismo e absoluta falta de democracia nas relações de poder no Centro, que se arrasta há 20 anos.

Assim como ocorreu dois mandatos de Marcos Antonio Monteiro (ressalte-se-se que a regra vigente até 2012 permitia apenas uma recondução) e nos três mandatos de Laura Laganá, seis pessoas, estranhas ao Ceeteps em sua maior parte, que compõem o Conselho Deliberativo do Centro, é que vão eleger os próximos dirigentes da autarquia. Os nomes indicados por estes iluminados para compor as listas tríplices serão enviados ao governador Geraldo Alckmin, para a canetada final. COM QUE LEGITIMIDADE PESSOAS QUE NÃO SÃO NEM DA AUTARQUIA IRÃO ESCOLHER OS RUMOS QUE A INSTITUIÇÃO TERÁDURANTE OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS?

Por meio deste sistema, o Ceeteps vai sendo dirigido por pessoas ligadas ao PSDB, submetidas à s demandas do partido, alheias aos interesses da comunidade e sem qualquer compromisso com os professores, técnico-administrativos e alunos. É por isso que amargamos anos seguidos sem reajuste salarial; é por isso que as condições de trabalho são ruins e, à s vezes, até precárias; é por isso que a expansão do Ceeteps é feita ao sabor dos desejos e compromissos políticos; é por isso que o assédio moral está cada dia mais presente em nossas unidades; é por isso que não há democracia em nossa instituição e que, nos poucos rincões em que há alguma participação da comunidade, a escolha de diretores de unidades nem sempre acaba com a nomeação do primeiro colocado.

Mas este quadro já foi diferente. Em 1992, como resultado da mobilização da categoria, houve eleições diretas para superintendente, sendo eleito o professor Elias Horani. O quadro mudou com a chegada do PSDB ao poder, em 1996, e a intervenção na direção do Ceeteps.

Isso mostra que é possível, se houver interesse da comunidade acadêmica, democratizar o Centro, pondera Silvia Elena de Lima, presidente do Sinteps. Podemos, sim, ter eleições para os dirigentes do Ceeteps. Podemos, sim, ampliar a estrutura do seu Conselho Deliberativo e garantir a participação dos diversos segmentos da comunidade. Podemos, ainda, ter a implantação de novos Conselhos, também com a participação dos segmentos, para discussão administrativa, de ensino, de pesquisa e de extensão de serviços à  comunidade, objetivos diretos de uma instituição pública da educação profissional e tecnológica, prossegue. Traçando um paralelo com a situação do nosso país, podemos dizer que, aqui também, queremos o direito de eleger nossos dirigentes. Queremos respeito, conclui Silvia.

.......................................................................

 

Confira a seguir a íntegra da Deliberação Ceeteps nº 29, de 1/9/2016

 

 

55 - São Paulo, 126 (166) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 2 de setembro de 2016

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

CONSELHO DELIBERATIVO

 

Deliberação Ceeteps Nº 29, de 1-9-2016

Fixa normas para a elaboração de listas tríplices, para Diretor Superintendente e para Vice-Diretor Superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em 2016. O Conselho Deliberativo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, considerando o aprovado em sua 533ª Sessão, realizada em 1º/09/2016, DELIBERA: Artigo 1º - São fixadas normas para a elaboração das listas tríplices, para Diretor Superintendente e para Vice-Diretor Superintendente do Centro Paula Souza, em 2016. Artigo 2º - Poderão pleitear a indicação para os empregos públicos de confiança de Diretor Superintendente e de Vice-Diretor Superintendente, os integrantes das carreiras docentes do CEETEPS, nos termos do artigo 13, da Lei Complementar nº 1.044, de 13, publicada em 14/05/2008, que possuam habilitação profissional de nível superior e com experiência em administração de entidades públicas ou privadas, de no mínimo 4 (quatro) anos, estabelecida pelo Conselho Deliberativo em sua DELIBERAÇÃO CEETEPS nº 05, de 1-10-2012. Artigo 3º - Os interessados deverão requerer suas inscrições, junto à  Secretaria do Conselho Deliberativo, no período de 26/09/2016 a 07/10/2016, nos dias úteis, no horário de 07 à s 11 e de 12 à s 16 horas. Parágrafo àšnico - No ato da inscrição, o requerente deverá apresentar o seu curriculum vitae e a síntese de um Plano de Gestão. Artigo 4º - As listas tríplices, uma para cada função, aprovadas pelo Conselho Deliberativo, serão elaboradas em ordem alfabética e encaminhadas ao Reitor da Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP. Artigo 5º - Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação. (Expediente CEETEPS nº 0349/2016)