2/9/2016

O dia 13 de setembro será marcado por uma grande mobilização dos servidores públicos em Brasília (DF) contra o ajuste fiscal, as privatizações, as reformas pretendidas por Temer e a precarização do serviço público, e em defesa de salários, direitos e empregos.

A data da Jornada de Luta na capital federal foi definida em reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizada no dia 23/8. Além dos servidores federais, a atividade contará com a participação de servidores estaduais, municipais, movimentos populares, sociais e estudantil, além de centrais sindicais como a CUT, CSP/Conlutas e CTB.

A atividade principal será uma marcha unificada dos trabalhadores pela capital federal.

O Fórum das Seis - que agrupa os sindicatos das três universidades estaduais e o Sinteps - está organizando uma caravana a Brasília. Os ônibus sairão na segunda à  noite, 12/9, e retornarão na terça à  noite, 13/9. Se você deseja participar, entre em contato com o Sinteps pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com Denise.

Contra o PLP 257, a PEC 241, as reformas trabalhista e da Previdência e o Escola sem Partido

O governo Michel Temer já anunciou uma série de medidas que colocam em risco os direitos dos trabalhadores, tais como: aposentadoria somente a partir dos 65 anos (igualando a de homens e mulheres) e desvinculando-a também do salário mínimo (inclusive com mudanças para quem está na ativa); terceirização ilimitada e flexibilização da CLT, com alteração da carteira de trabalho e mudanças nas férias, no 13º salário e no adicional noturno, além do aumento da jornada de trabalho; privatização de tudo o que for possível (Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa, Correios, entre outras). Também existem projetos na Câmara e no Senado, como é o caso do PLP 257 e da PEC 241, que propõem congelar salários dos funcionários públicos e suspender a realização de concursos, reduzir o limite mínimo de gastos em educação e saúde por um período de 20 anos.

Em paralelo, tramitam no Congresso Nacional e em várias assembleias legislativas (como a de SP) projetos que propõem a Escola sem Partido. Apoiados pelos setores mais reacionários e conservadores da sociedade - entre eles, Jair Bolsonaro -, tais projetos querem cercear a autonomia pedagógica, a liberdade de expressão e de pensamento nas escolas brasileiras.

Em resumo, não nos faltam motivos muito sérios para lutar, pois estão em jogo direitos elementares dos trabalhadores. Se depender de Temer e sua equipe, a conta da crise vai ser despejada integralmente sobre as costas da população, exatamente como querem os empresários e os banqueiros que patrocinam seu governo. Vamos permitir? A Marcha em Brasília é um passo importante nesta reação.

Entidades fazem pesquisa online sobre disposição dos trabalhadores. Responda a consulta do Sinteps

Em iniciativa conjunta com outras entidades sindicais, o Sinteps organizou uma consulta online, para iidentificar a disposição dos trabalhadores do Centro Paula Souza em lutar contra diversos ataques que estão em curso contra os servidores públicos e, principalmente, contra a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Cada entidade está aplicando a consulta em sua base.

Para participar, copie o endereço abaixo e solte-o no seu navegador. Todas as respostas são de uso EXCLUSIVO do Sindicato.