24/8/2016

Em meio ao ato realizado pela Diretoria Executiva, Diretoria Regional e Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps nesta quarta-feira, 24/8, em frente à  Administração do Centro, uma comissão de representantes do Sindicato e das caravanas presentes foi recebida pela superintendente do Centro, Laura Laganá, e assessores. O objetivo central era discutir a enorme insatisfação dos trabalhadores da instituição com os resultados da evolução funcional deste ano. Na oportunidade, ela recebeu os recursos coletivos enviados por mais de 50 unidades do Centro, num protesto simbólico. Pelo levantamento feito pelo Sindicato, centenas de trabalhadores devem ter protocolado recursos junto à s comissões locais, disse Silvia Elena de Lima, presidente do Sinteps.

Os membros da comissão reivindicaram a revogação da Deliberação Ceeteps nº 26/2016, aprovada pelo Conselho Deliberativo do Centro para regulamentar os critérios para a progressão formulados pela empresa contratada pelo Ceeteps para este fim.

Contrariamente ao que prevê a lei da nossa carreira, estes critérios definidos na Deliberação são subjetivos em sua maior parte, criticou Silvia. Ela também atacou duramente a classificação de insatisfatório, conferida a cerca de dois terços dos que estavam aptos a evoluir. Laura concordou que a expressão foi infeliz e justificou-se dizendo que, na verdade, o adjetivo não se refere ao trabalhador, mas sim à  pontuação por ele atingida.

Os representantes do Sindicato lembraram, ainda, que a categoria está há três anos sem reajuste salarial, não ocorre concurso público desde a década passada, não temos vale alimentação digno e nenhum outro benefício. Assim, amargar a classificação de insatisfatório foi a gota d™ água para a indignação geral da categoria.

Apesar de todos os argumentos apresentados, a superintendente disse que não pretende rever os termos da Deliberação, reconhecendo que as restrições orçamentárias são a razão real para esse conjunto de regras que acabou impedindo a maioria de progredir.

Questionada pela comissão sobre a necessidade de divulgar os resultados completos da avaliação de cada trabalhador - item a item - para que todos possam saber onde são insatisfatórios e como melhorar, a fim de que o processo efetivamente seja sério, a superintendente respondeu vagamente. Para o ano que vem, podemos rever os critérios e talvez fazer a divulgação dessa forma, limitou-se a dizer Laura.

A situação dos administrativos

A presidente do Sinteps cobrou informações sobre a tramitação do projeto de lei que estende a promoção por titulação aos administrativos e auxiliares docentes. Silvia também cobrou retorno à  reivindicação apresentada pelo Sindicato, de equiparação do pessoal administrativo, pelo menos, aos salários previstos na Lei 1.080/2008, que rege os salários dos administrativos das demais autarquias, já que o governo não atendeu a reivindicação de equiparação aos pisos da Unesp. O último documento do Sinteps com essa reivindicação foi protocolado no dia seguinte ao ato público de 29/6, quando a questão foi novamente cobrada pelo Sindicato.

Clique aqui para acessar a íntegra do ofício.

Nesse ponto, Laura informou que tinha uma boa notícia. Disse que a Superintendência concorda com a reivindicação de equiparação dos administrativos à  Lei 1.080/2008 e que já havia montado um projeto com este teor. Segundo ela, o projeto está no jurídico do Centro e, na sequência, irá para a Secretaria de Desenvolvimento. Vamos pedir ao secretário Márcio França que unifique os dois projetos e os encaminhe conjuntamente, disse Laura, referindo-se aos projetos de extensão da promoção por titulação aos administrativos e auxiliares docentes e à  equiparação dos administrativos à  Lei 1.080.

A equiparação dos administrativos à  Lei 1.080/2008 permitiria a correção nos salários dos administrativos em até 24,16%.

Clique aqui para acessar a íntegra da tabela.

O caminho é a greve

A intransigência da Superintendência do Ceeteps, em total sintonia com o governo Alckmin, nos aponta a greve como único caminho para a conquista das nossas reivindicações (reajuste salarial, revisão das Deliberações Ceeteps 26 e 27/2016, melhorias no auxílio-alimentação, o plano de saúde institucional, revisão na carreira implantada em 2014, entre outras).

Também é o melhor caminho para tornar realidade a promoção por titulação aos administrativos e auxiliares docentes, bem como, no mínimo, a equiparação dos administrativos à  Lei 1.080/2008. Por enquanto, apesar de tudo o que foi dito pela superintendente, temos apenas promessas.

Diante desse quadro, a direção do Sinteps indica aos trabalhadores que façam reuniões nas unidades, para discutir a importância e a pertinência da greve da categoria. Uma síntese das opiniões e propostas levantadas nestas reuniões deve ser enviada para o Sindicato até o dia 13/9, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No dia 15/9, o Conselho de Diretores de Base (CDB) voltará a se reunir e, caso os indicativos enviados pelas unidades sejam positivos, definirá um calendário de assembleias setoriais para a deflagração da greve.

Converse com os companheiros da unidade e vamos, juntos, apostar nesse caminho! A história da nossa categoria mostra que a luta é o caminho para conquistar salários e condições dignas de trabalho. Pense nisso!

Ações judiciais

Sobre as Deliberações Ceeteps 26 e 27/2016, ambas estão sendo questionadas judicialmente pelo Sindicato, na forma de Ações Civis Públicas (ACPs). Porém, é importante que TODOS os que estão sendo prejudicados por elas entrem com AÇÕS INDIVIDUAIS. Para maiores informações, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..