Tendo em vista o comunicado divulgado pela Superintendência do Ceeteps em 20/5/2016, intitulado Consideração do Centro Paula Souza sobre a convocação inoportuna do sindicato durante as ocupações da sede administrativa, a Diretoria Executiva do Sinteps tem a considerar:

1. O comunicado faz crer que o Sinteps participou da ocupação do prédio da Administração Central do Centro Paula Souza, ao alegar, já no primeiro parágrafo, que não são só alunos, mas, principalmente, pessoas ligadas a vários movimentos sociais.
  1. Repudiamos tal indução, pois o Sinteps não participou da ocupação. Estivemos lá no primeiro dia para conhecer a pauta dos estudantes e prestar solidariedade aos nossos alunos, que lutavam por merenda digna. Voltamos lá para evitar que a tropa de choque, comandada pelo secretário de Segurança do governador Geraldo Alckmin, cometesse uma barbárie. Levamos conosco a deputada federal Luiza Erundina, o ex-senador Eduardo Suplicy e o deputado estadual Carlos Giannazi para intervirem e evitar que o pior acontecesse.
  1. Repudiamos mais ainda a tentativa de vincular o Sinteps com a alegada depredação de patrimônio público. Nos atos que dirigimos, nas greves que comandamos, nunca houve qualquer dano que seja ao patrimônio público ou privado.
  1. Lamentamos que a diretora superintendente do Ceeteps tenha ameaçado os trabalhadores com o não pagamento dos salários e do bônus, usando como justificativa a ocupação dos estudantes. Neste ponto, é bom que se diga que o bônus foi incluído na folha de pagamento do mês de maio por opção do Ceeteps. Tivesse sido pago em abril, como ocorreu com o pessoal da rede, quem sabe os ânimos estivessem menos acirrados.
  1. Chamamos, sim, os trabalhadores a cruzarem os braços se o pagamento não fosse feito até as 10 horas do dia 6/5/2016. Isso, de certa forma, foi uma atitude compreensiva do Sindicato, pois o correto, indiscutivelmente, seria o pagamento estar nas contas dos trabalhadores no início do dia, à s 6 horas da manhã, ou antes, como sempre aconteceu.
  1. Se alguém se valeu do oportunismo, estes foram os que pegaram carona no movimento dos estudantes para se promover ou para se esconder, como foi o caso do Ceeteps, que numa manobra televisiva ameaçou o atraso dos pagamentos, fato que, na opinião de muitos, se concretizava com a falta de dinheiro nas contas dos trabalhadores nas primeiras horas do dia 6/5/2016.
  1. Sim, o Ceeteps tem muito o quê aprender no que se refere a comunicar-se com o Sindicato da categoria e seus trabalhadores, pois, divergências à  parte, sempre mantivemos um diálogo franco e honesto, nunca nos escondendo em movimento de outros.
  1. Em relação ao trecho do comunicado que diz Divergências à  parte, nesses momentos difíceis é importante para os dirigentes de uma instituição contar com a colaboração e compreensão de seus pares, bem como das instituições com as quais a relação tem se fortalecido no decorrer dos anos, afirmamos o mesmo. Consideramos que egoísta e oportunista é a chantagem com os trabalhadores, pais e mães de famílias que, assustados em não ter como pagar suas contas, esperam de seu Sindicato uma resposta imediata para a falta de pagamento anunciada dias antes em todas as mídias pela diretora superintendente do Ceeteps.
  1. Fomos todos surpreendidos com a ameaça de não provisionar os salários e escondê-los, em castigo a uma ocupação que não foi planejada nem protagonizada pelos trabalhadores.
  1. Pegou mal na mídia a constatação de que o Ceeteps não tem alimentação digna para os nossos adolescentes, mas tentar punir os trabalhadores por isso foi golpe baixo!
São Paulo, 23 de maio de 2016.

Diretoria Executiva do SINTEPS