29/4/2016

Reunido nesta quinta-feira, 28/4, o Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps debateu os resultados da primeira rodada de assembleias setoriais, convocada para avaliar a proposta de greve geral da categoria, pelo atendimento das nossas reivindicações. Os representantes presentes relataram os resultados de suas assembleias e procuraram traduzir o clima nas unidades. De um modo geral, o descontentamento com os salários e as condições de trabalho é grande, e cresce o número dos que consideram a greve como único caminho para forçar o governo a negociar seriamente a nossa pauta.

Nesta etapa inicial, quase 50 unidades realizaram assembleia. Distribuídas em todas as regiões administravas do estado, estas e várias outras unidades (que não se posicionaram ainda) receberam a visita de membros da Diretoria Executiva e Diretoria Regional do Sinteps.

A votação (SIM ou NÃO à  greve) iniciou dividida: do total de 1.070 trabalhadores que se posicionaram, 48,04% disseram SIM, 50,56% optaram pelo NÃO e 1,4% abstiveram-se. Um primeiro detalhe é que o número de pessoas que opinaram é pequeno diante do total de trabalhadores de todas as unidades visitadas pela Diretoria Executiva e Diretoria Regional do Sindicato.

Os resultados individuais das assembleias traduzem a divisão das opiniões dos trabalhadores: houve votações unânimes pelo SIM ou pelo NÃO, enquanto em outras as opiniões eram divididas. Esse cenário foi discutido amplamente pelos representantes sindicais na reunião do CDB. Eles avaliaram que há alguns fatores que devem ser considerados na atual conjuntura das unidades, como é o caso do processo eleitoral para as direções locais, que interessa de perto à  maioria; a expectativa pelo enquadramento por titulação em julho; o envolvimento com a realização de vestibular/vestibulinho etc.

Feito o debate, foi consensual a necessidade de ampliar as consultas nas unidades, para abranger um número maior de posicionamento dos trabalhadores e definir a vontade majoritária da categoria. Também foi consensual a avaliação de que a mobilização e a luta são os únicos mecanismos capazes de forçar o governo a negociar seriamente nossa pauta.

Os encaminhamentos aprovados foram:

- Estender o período de realização de assembleias setoriais até 13/5, sexta-feira.

- Nova reunião do CDB para tabular os resultados em 16/5.

- Indicativo de início da greve geral para 19/5, com realização de ato público estadual em frente à  administração do Centro, em São Paulo.

Assembleias setoriais

Todo o material necessário para a realização das assembleias (modelo de ata/lista de presença e um roteiro com subsídios) está no site, no item Fique por dentro - Data-base 2016.

Feita a assembleia, digitalize a ata/lista de presença e envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 13/5.

Qualquer trabalhador da unidade pode realizar a assembleia com os colegas. Peça orientação ao Sindicato, escrevendo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É hora de mobilização!

Outras medidas de mobilização

- Ida à s Câmaras de Vereadores: Em várias cidades, os trabalhadores das ETECs e FATECs já foram à s Câmaras Municipais para solicitar apoio de todos os partidos à  nossa Pauta de Reivindicações. O Sinteps já começou a receber as moções. Para fazer isso em sua cidade, acesse o modelo de moção disponível no site, no item Fique por dentro - Data-base 2016.  Colhida a moção, envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Esta ação é muito importante pois reflete a mobilização de todo o estado.

- Extensão do enquadramento por titulação para todos! Envie e-mail

Conforme o Sinteps divulgou em matérias anteriores, a Superintendência do Ceeteps disse ser favorável à  extensão do enquadramento especial por titulação, que acontece ainda em 2016, para os administrativos e auxiliares docentes. De acordo com o previsto na carreira em vigor, este enquadramento está garantido somente aos docentes.

Para que haja a extensão, é preciso que a Assembleia Legislativa (Alesp) aprove. Segundo a superintendente, professora Laura Laganá, a proposta de projeto já está pronta, faltando apenas enviá-la à  Alesp.

O Sinteps sugere que os trabalhadores mandem e-mail à  Superintendência (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), pedindo urgência no envio do projeto!

Nossas reivindicações

Além do reajuste de 27,88% para todos (índice que representa apenas a recomposição das perdas inflacionárias dos últimos 2 anos, em que não tivemos reajuste, e a previsão de inflação ICV Dieese desse ano) e da equiparação dos administrativos aos pisos pagos na Unesp, temos algumas reivindicações que são centrais para nossa categoria, entre elas: a implantação do plano de saúde institucional, a extensão da promoção por titulação para os administrativos e auxiliares docentes, a licença-maternidade de 180 dias para as celetistas, as correções na carreira, a jornada de trabalho para os docentes, o reajuste no vale-alimentação e outras.

Para conferir a íntegra do Pauta de Reivindicações 2016, que traz vários outros pontos, além dos citados acima, acesse o item Fique por dentro - Data-base 2016