25/4/2016

Sem dúvida, o governador Geraldo Alckmin adora usar as ETECs e FATECs nas campanhas eleitorais, mas na hora de reconhecer o trabalho dos profissionais, a história muda.

Embora o pessoal da Rede já tenha recebido o famigerado bônus mérito no dia 15 de abril, no Centro Paula Souza é só enrolação. Se o dinheiro para o pagamento já está garantido, como afirmou a superintendente Laura Laganá, nas várias cobranças feitas pelo Sindicato, por que não se paga? Qual é o motivo para tanta demora, a não ser o mais explícito desrespeito para com os trabalhadores da instituição?

Em relação à  nossa Pauta de Reivindicações 2016, a conduta da superintendência do Centro e do governo é a mesma: enrolação, enrolação, enrolação.... Até quando?

A primeira reunião de negociação da nossa data-base 2016, no dia 13/4, conforme relato em matérias anteriores, deixou muito a desejar. Do secretário de Desenvolvimento, Márcio França, os diretores do Sinteps ouviram apenas promessas de estudos e de defesa das nossas reivindicações junto ao governador.

Já está mais do que claro que, se dependermos da boa vontade da superintendência do Ceeteps e do governo Alckmin, vamos amargar mais um ano sem reajuste e sem o atendimento das nossas principais reivindicações.

O Sinteps orienta os trabalhadores a realizarem assembleias setoriais até 27 de abril, com o objetivo de discutir esse cenário e se posicionar sobre a proposta de greve a partir de 16 de maio.

No dia 28 de abril, o Conselho de Diretores de Base (CDB) estará reunido para tabular os resultados e definir os próximos passos da mobilização.

Assembleias setoriais

Todo o material necessário para a realização das assembleias (modelo de ata/lista de presença e um roteiro com subsídios) está no site, no item Fique por dentro - Data-base 2016.

Feita a assembleia, digitalize a ata/lista de presença e envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 27/4.

Se não há diretor sindical em sua unidade, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e solicite o deslocamento de um dirigente de outra unidade para a sua. É hora de mobilização!

Outras medidas de mobilização

- Postagens no Face do governador: Entre e poste mensagem perguntando Governador, cadê nosso bônus, cadê as negociações sobre nosso reajuste e nossos benefícios? Trabalhamos seriamente o ano todo e merecemos respeito!

- Ida à s Câmaras de Vereadores: Em várias cidades, os trabalhadores das ETECs e FATECs já foram à s Câmaras Municipais para solicitar apoio de todos os partidos à  nossa Pauta de Reivindicações. O Sinteps já começou a receber as moções. Para fazer isso em sua cidade, acesse o modelo de moção disponível no site, no item Fique por dentro - Data-base 2016.  Colhida a moção, envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- Extensão do enquadramento por titulação para todos e pagamento do bônus! Envie e-mail

Conforme o Sinteps divulgou em matérias anteriores, a Superintendência do Ceeteps disse ser favorável à  extensão do enquadramento especial por titulação, que acontece ainda em 2016, para os administrativos e auxiliares docentes. De acordo com o previsto na carreira em vigor, este enquadramento está garantido somente aos docentes.

Para que haja a extensão, é preciso que a Assembleia Legislativa (Alesp) aprove. Segundo a superintendente, professora Laura Laganá, a proposta de projeto já está pronta, faltando apenas enviá-la à  Alesp.

O Sinteps sugere que os trabalhadores mandem e-mail à  Superintendência (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), pedindo urgência no envio do projeto e urgência no pagamento do bônus!

Nossas reivindicações

Além do reajuste de 27,88% para todos (índice que representa apenas a recomposição das perdas inflacionárias dos últimos 2 anos, em que não tivemos reajuste, e a previsão de inflação ICV Dieese desse ano) e a equiparação dos administrativos aos pisos pagos na Unesp, temos algumas reivindicações que são centrais para nossa categoria, entre elas: a implantação do plano de saúde institucional, a extensão da promoção por titulação para os administrativos e auxiliares docentes, a licença-maternidade de 180 dias para as celetistas, as correções na carreira, a jornada de trabalho para os docentes, o reajuste no vale-alimentação e outras.

Para conferir a íntegra do Pauta de Reivindicações 2016, que traz vários outros pontos, além dos citados acima, acesse o item Fique por dentro - Data-base 2016