15/2/2016

Na sexta-feira, 12/2/2016, o Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps reuniu-se para tabular os resultados da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da véspera, dia 11. A AGE teve por objetivo decidir sobre a continuidade do mandato da atual diretoria até que haja uma decisão final da justiça sobre o processo eleitoral na entidade.

Como os trabalhadores do Ceeteps vêm acompanhando, o processo eleitoral no Sinteps, realizado no final de 2015, permanece inacabado, uma vez que a chapa perdedora (Chapa 2 - Muda Sinteps) decidiu recorrer à  justiça, após ter sido derrotada pela Chapa 1 - Sinteps sempre na luta, que obteve 74% dos votos.

Diante deste impasse, o Conselho de Diretores de Base (CDB) aprovou prorrogar o mandato da direção atual, para que o Sindicato não fique acéfalo até que a justiça se pronuncie em definitivo. No entanto, questionando a decisão soberana do CDB, os membros da chapa perdedora conseguiram uma liminar na justiça para que a decisão sobre a prorrogação ocorra em assembleia geral. Cumprindo a liminar, o Sinteps convocou a assembleia para 11/2/2016.

Realizada setorialmente, a AGE contou com uma boa participação dos trabalhadores. Nas unidades que realizaram a assembleia, 1.101 filiados exerceram o direito de votar e os resultados foram:

- 977 disseram SIM (a favor da prorrogação do mandato da atual Diretoria Executiva e Conselho Fiscal até que a justiça se manifeste em definitivo sobre as eleições). Correspondem a 89% dos votantes.

- 117 disseram NÃO à  prorrogação (11%)

- 2 nulos

- 5 abstenções

A direção do Sinteps agradece aos trabalhadores que participaram da AGE e reforça sua expectativa de que a entidade retorne ao funcionamento normal de forma plena, o que é essencial para o encaminhamento das lutas da categoria.