15/2/2016

Em reuniões com a Superintendência, o Sindicato questionou a informação de que serão fechadas as creches que o Centro mantém nas FATECs São Paulo e Sorocaba. A justificativa, segundo a superintendente, professora Laura Laganá, é de falta de recursos para mantê-las e o pequeno número de crianças atendidas. O Sindicato argumentou sobre o papel social cumprido pelas creches, mas não houve retorno positivo.

Na sequência, diante da falta de informações objetivas sobre o assunto, o Sinteps encaminhou ofício à  Superintendência (Ofício Sinteps-GDS 16/2016) com questionamentos e reivindicações:

- Qual o prazo previsto para o fechamento das creches?

- O que acontecerá com os trabalhadores lotados nas creches?

- Qual será a destinação dada à s crianças que são atendidas atualmente pelas creches?

- Quantas crianças são atendidas atualmente em ambas as creches?

- Por que as reservas de matrículas feitas pelas trabalhadoras na creche da FATEC São Paulo não foram atendidas?

No ofício, o Sinteps reivindica que a Superintendência acolha as matrículas das crianças que já efetuaram a reserva na FATEC São Paulo (são citados os nomes) até que a creche não seja definitivamente fechada e que as mães sejam orientadas do direito ao auxílio creche. O Sinteps também reivindica que o valor do auxílio creche seja ampliado, com aumento do teto salarial limite.

Como funciona o auxílio creche

O auxílio creche vigente no Centro segue as seguintes regras (conforme pode ser conferido em http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/crh/inc/aesb/auxilio-crianca/auxilio-crianca.asp)

- Auxílio-Criança: Filhos na faixa etária entre 04 meses e 05 anos e 11 meses. Renda familiar de até 06 vezes o menor salário do Ceeteps. Benefício = 20% do menor salário do Ceeteps.

Ou seja, como o menor salário vigente atualmente no Centro é de R$ 1.072,00, o valor do auxílio creche é de R$ 214,40 e o teto salarial para recebê-lo é de R$ 6.432,00.