11/2/2016

Nesta quinta-feira, 11/2/2016, os filiados do Sinteps têm um compromisso importante: participar da assembleia geral extraordinária que acontece nas unidades, com o objetivo de decidir sobre a continuidade do mandato da atual diretoria até que haja uma decisão final da justiça sobre o processo eleitoral na entidade.

Como os trabalhadores do Ceeteps vêm acompanhando, o processo eleitoral no Sinteps, realizado no final de 2015, permanece inacabado, uma vez que a chapa perdedora (Chapa 2 - Muda Sinteps) decidiu recorrer à  justiça, mesmo após ter sido derrotada pela Chapa 1 - Sinteps sempre na luta, que obteve 74% dos votos.

Diante deste impasse, o Conselho de Diretores de Base (CDB) aprovou prorrogar o mandato da direção atual, para que o Sindicato não fique acéfalo até que a justiça se pronuncie em definitivo. No entanto, questionando a decisão soberana do CDB, os membros da chapa perdedora conseguiram uma liminar na justiça para que a decisão sobre a prorrogação ocorra em assembleia geral. Cumprindo a liminar, o Sinteps convocou a assembleia para esta quinta, 11/2/2016 (veja detalhes na seção de notícias do site).

Mais um golpe?

Embora tenham sido os autores do pedido da assembleia, os membros da chapa perdedora agora tentam melar o processo, semeando a confusão entre os trabalhadores. Em seus materiais, conclamam os filiados a votarem não à  prorrogação do mandato e a invalidarem a ata da assembleia na unidade, pois discordam da pauta da assembleia.

Ora, por que agem desta forma, se eles mesmos requereram a assembleia judicialmente? A pauta da assembleia cumpre estritamente o que manda a justiça: pauta única, para decidir sobre a prorrogação ou não do mandato da atual diretoria.

A proposta de aprovar uma comissão mista entre as duas chapas, para conduzir o Sindicato até que saia a decisão final da justiça, não tem absolutamente nada de democrática. Significa burlar a decisão da categoria - que deu a vitória à  Chapa 1 com 74% dos votos - tentando entrar na direção da entidade pela porta dos fundos.

Não aceite manobras

Por trás das manobras da chapa perdedora, existe apenas uma tentativa de confundir os trabalhadores para, enfim, atingir seus objetivos: chegar na direção do Sindicato e aparelhar a entidade em benefício de um partido político. Esta é a realidade.

Fique atento à  realização da assembleia na sua unidade e não aceite manobras. Vote sim ou não à  prorrogação do mandato da atual diretoria e exerça seu direito de decidir.