Nota da Diretoria Executiva do Sinteps:

Como os trabalhadores do Ceeteps vêm acompanhando, o processo eleitoral no Sinteps, realizado no final de 2015, permanece inacabado, uma vez que a chapa perdedora decidiu recorrer à  justiça, mesmo após ter sido derrotada pela Chapa 1 - Sinteps sempre na luta, que obteve 74% dos votos.

Mesmo com todo esse imbróglio jurídico, a atual direção do Sinteps tem optado por ignorar as publicações da chapa perdedora - grupo Muda Sinteps - por considerar que elas têm como princípio deturpar os fatos e apenas fazer acusações desprovidas de sentido e ética.

No entanto, consideramos que a chapa perdedora foi longe demais, e por isso optamos por vir a público tecer algumas considerações. Sabemos do discernimento  da categoria e pedimos desculpas  por novamente tocar no assunto, mas, se não o fizermos, nossa consciência nos condenará.

O grupo, que felizmente é minoria em nossa categoria, tem um comportamento bipolar, para dizer o minimo: pede liminar na justiça, ganha e pede para descumprir.

Explicamos: a Assembleia Geral Extraordinária que o Sinteps convocou para 11/2/2016 só irá acontecer porque o grupo foi à  justiça contra uma decisão soberana do Conselho de Diretores de Base (CDB), instância do Sinteps formada por trabalhadores eleitos pelos filiados nas unidades, que decidiu prorrogar o mandato da atual diretoria até que a justiça dê um parecer final sobre as eleições. Isso porque a entidade não pode ficar acéfala até que isso aconteça, o que interessaria somente ao governo.

Este mesmo CDB, inclusive, foi quem discutiu e aprovou a proposta da Diretoria Executiva do Sindicato  de realizar o ato do dia 16 de dezembro. O grupo minoritário, que se autointitula autor da manifestação, não queria o ato naquele dia e nem o formato proposto no Conselho. Mas, como sempre, perdem e resolvem ignorar a existência do Conselho.

Aliás, a chapa perdedora ignora qualquer organização do nosso Sindicato: seus membros não respeitam o estatuto da entidade, não respeitam as assembleias, não respeitam o comando de greve, não respeitam a comissão eleitoral, não respeitam a opinião dos trabalhadores.

O comportamento do grupo é agressivo e antidemocrático, pois sequer deseja que a base discuta as propostas para a campanha salarial deste ano. Na reunião do CDB que deu início à  campanha salarial 2016, realizada no dia 28/2, desejavam impor suas propostas. A opinião dos trabalhadores.... pouco importa. Ora, não podemos concordar com isso. Quem deve discutir e definir o que entrará na Pauta de Reivindicações de 2016 são os trabalhadores, por meio das reuniões que os diretores de base farão nas unidades e, também, por meio da pesquisa disponibilizada no site do Sinteps (www.sinteps.org.br).

Assim, vamos construir juntos a nossa pauta de reivindicações e nossa trajetória de luta para as conquistas. Não é só um slogan. Na verdade, acreditamos que, juntos, conquistamos mais.

Em suas publicações, tentam polemizar a partir de itens aleatórios. Por exemplo, na questão das horas extras, a posição histórica do Sinteps é de defesa do pagamento integral aos trabalhadores. No entanto, não podemos ignorar que existem trabalhadores que defendem o banco de horas. Ou seja, não podemos fingir que o debate não existe. Quem deve decidir o que vai compor a pauta de reivindicações - se o pagamento de horas extras, ou o banco de horas, ou outra formulação que seja vontade da maioria - são os próprios trabalhadores. O que deve valer é a vontade do trabalhador e não os caprichos da oposição.

Chega de mentiras!

Ainda sobre o processo eleitoral, a oposição diz em suas publicações que foram 2 chapas inscritas para composição da Comissão Eleitoral. MENTIRA! Foram 11 trabalhadores que pleitearam as 5 vagas, e os 5 mais votados foram eleitos para a Comissão Eleitoral.

A oposição diz em suas publicações que a Comissão Eleitoral decidiu por urnas itinerantes! MENTIRA! Foi a assembleia que decidiu dessa forma, assim como pela eleição em 1 dia!

A Chapa 2 assinou a ata da Comissão Eleitoral que informava o  local de saída das urnas. Mas, depois, em seus materiais, passaram a dizer que não sabiam de onde sairiam as urnas. COMO NÃO SABIAM?

No dia 06/10/2015, diante da MENTIRA informada pela chapa perdedora à  justiça, de que a Comissão Eleitoral não estaria cumprindo a decisão, a juíza sustou os efeitos da eleição, e não suspendeu as eleições, como amplamente divulgado pela oposição.

Em suas publicações, a oposição diz que a justiça teve acesso a todas as provas dessa fraude. MENTIRA! Na ação principal, não consta um documento sequer com essas provas, pois não houve fraude!

Existe apenas uma tentativa de confundir os trabalhadores para, enfim, atingir seus objetivos: chegar na direção do Sindicato e aparelhar a entidade em benefício de um partido político. Essa é a realidade. Já que não conseguiram ganhar no voto, estão tentando pela justiça.

Todos à s assembleias em 11/2

Renovamos o pedido aos filiados que participem nas assembleias do dia 11 de fevereiro, votando sim para a manutenção  da atual gestão, até que a justiça dê seu parecer sobre as eleições,  a fim de respeitar a decisão  da maioria expressiva dos filiados de que  a Chapa 1 - Sinteps sempre na luta venceu as eleições  e deve conduzir o nosso Sindicato.

BASTA DE DESRESPEITO AO NOSSO ESTATUTO. ACEITEM A VONTADE DA MAIORIA. TENTEM NA PRÓXIMA, COM PROPOSTAS E NÃO COM MENTIRAS!

NO DIA 11/2, CONCLAMAMOS OS TRABALHADORES A PARTICIPAREM DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA EXPRESSAR A SUA OPINIÃO!

São Paulo, 5 de fevereiro de 2016.

Diretoria Executiva do Sinteps