12/11/2015

De acordo com o calendário eleitoral definido para o Sinteps neste ano, no dia 12 de novembro de 2015 deveria ocorrer a posse da nova Diretoria Executiva e do novo Conselho Fiscal: Chapa 1, SINTEPS SEMPRE NA LUTA, eleita com 73,82% dos votos no pleito realizado de 7 a 9/10/2015. No entanto, pelo fato de a chapa perdedora ter iniciado uma série de medidas judiciais contra o processo eleitoral, desrespeitando a assembleia geral eleitoral, a posse não acontecerá neste momento.

Os fatos são os seguintes:

1. Com a perda de suas propostas na assembleia geral eleitoral, realizada no dia 13/08/2015, os membros da Chapa 2 entraram na justiça com medida cautelar e, na primeira liminar, a juíza determinou ao Sinteps: fazer a eleição por três dias; assegurar a participação de número mínimo de fiscais, de ambas as chapas, durante todo o pleito; e, quanto ao deslocamento das urnas, observar a melhor logística que convier ao Sindicato. O SINTEPS CUMPRIU TODAS AS DETERMINAÇÕS!
  1. Antes mesmo da resposta do Sinteps à  juíza, a chapa perdedora entrou com outro pedido, informando que o Sindicato não estaria cumprindo a liminar e, POR ISSO, a juíza expediu segunda liminar, cujo texto, em parte, diz o seguinte: Outrossim, diante da notícia trazida aos autos de que os réus estão descumprindo a decisão liminar, objetivando evitar prejuízo ao processo eleitoral e à  ampla participação de todos, determino a sustação dos efeitos da eleição até julgamento final da presente ação cautelar. (g.n)
  1. A chapa perdedora entrou com novo pedido na justiça, desta vez tentando IMPEDIR A COLETA DE VOTOS, PARA INVALIDAR A ELEIÇÃO. Sobre este pedido, na terceira liminar, a juíza determina: Considerando que já houve a declaração de sustação dos efeitos da eleição sindical por este juízo, prejudicado resta o pedido da suspensão de coletas de votos.
  1. Assim, as eleições aconteceram nos dias 7, 8 e 9 de outubro. A Chapa 1, SINTEPS SEMPRE NA LUTA ganhou as eleições.
  1. No aguardo da sentença sobre a sustação dos efeitos do resultado da eleição, a Diretoria Executiva do Sinteps convocou reunião extraordinária do Conselho de Diretores de Base, representantes sindicais eleitos legitimamente pelos trabalhadores nos locais de trabalho, para viabilizar a gestão sindical, enquanto a nova direção não puder assumir.
  1. A chapa perdedora entrou com outro pedido liminar, desta vez pedindo a anulação da decisão do Conselho de Diretores de Base e reivindicando assembleia geral.
  1. A decisão judicial foi pela prorrogação do mandato da atual direção sindical até a realização de assembleia geral extraordinária o mais breve possível.
  1. Em atendimento à  decisão judicial, o Sinteps realizará assembleia geral.

A luta não pode parar

Titulação para todos em 2016

Independente de questões eleitorais, o Sinteps tem um papel a cumprir, em defesa dos trabalhadores do Centro Paula Souza. Por isso, as lutas continuam.

Junto à  Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa de São Paulo, em função da participação assídua dos seus diretores nas audiências públicas promovidas nas diversas regiões do estado, o Sinteps conseguiu inserir no projeto de Lei Orçamentária (LO) de 2016 emendas que garantem que o enquadramento por titulação no próximo ano seja estendido para os servidores técnico-administrativos e os auxiliares de docente, bem como que o plano de saúde institucional seja implantado.

A diretoria do Sinteps conseguiu o apoio de figuras chave (o deputado Mauro Bragato, presidente da CFOP; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio França; o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Monteiro; e a Superintendência do Ceeteps) para que as emendas sejam liberadas pelo governador Geraldo Alckmin para o orçamento do ano que vem.

A pressão vai continuar!

Contra o fechamento de cursos e redução de vagas

Precisamos dar consistência à s iniciativas aprovadas pelos Diretores de Base, Diretores Regionais e Diretores Executivos do Sinteps, reunidos no dia 27/10, contra a aplicação de medidas prejudiciais aos trabalhadores e à  população: relação mínima candidato/vaga para manutenção de cursos, fechamento de cursos, alteração dos critérios de atribuição de aulas e ameaça de aumento de hora atividade nas ETECs.

O Sinteps solicita aos trabalhadores uma campanha de e-mails, direcionados à  Superintendência do Ceeteps, com os seguintes dizeres:

Os trabalhadores das FATECs e das ETECs não aceitam fechamento de cursos, nem a imposição da nota de corte de 1,5 candidato/vaga. Não aceitamos pagar com nossos empregos pelas inaugurações políticas que o governo continua fazendo!

Nossa escola é pública. A relação candidato/vaga deve ser um para um. A escola tem que estar aberta para quem quiser nela estudar, pois já está custeada, e muito bem, pelos nossos impostos.