face twitter youtube instagram

11/6/2015 

            A pauta de reivindicações dos trabalhadores do Centro, que o Sinteps organiza e protocola junto ao empregador todos os anos, contém muitos itens que não guardam relação com a questão salarial.

            É o caso da reivindicação de cursos de atualização profissional, abono de faltas, CIPA, acompanhamento escolar, direitos dos filhos melhores, direitos da mãe trabalhadora, horário de banco, horário de estudante, regras para atribuição de aulas, estabilidade pré-aposentadoria, democratização das estruturas de poder, garantias contra o assédio moral, entre outras.

Há também itens que, embora envolvam recursos, não estão relacionados diretamente aos salários, como é o caso da instalação de enfermaria em unidades com mais de 50 trabalhadores, entre outros.

Proposta de Acordo Coletivo

            Todos estes itens foram organizados pelo Sinteps na forma de Acordo Coletivo - com um total de 36 reivindicações - e apresentados à  Superintendência do Ceeteps no final de janeiro de 2014.

De lá para cá, foram realizadas várias reuniões entre as partes.

Na última reunião, em 9/6/2015, a Superintendência do Ceeteps apresentou ao Sindicato os pontos em que a assessoria jurídica da instituição considerou viável celebrar um acordo. Outros pontos foram rejeitados, pois a consideração é que exigiriam recursos para serem implantados.

Entre os itens que o Centro aceita, há alguns específicos para cada segmento e outros de interesse geral. A proposta com estes itens foi enviada à  Procuradoria Geral do Estado (PGE), para conhecimento e autorização final. Em caso de aval da PGE, o processo seria concluído com a assinatura entre as partes.

Clique aqui para conhecer a proposta com as cláusulas em que há convergência entre as partes, e que o Centro se dispõe a assinar com o Sinteps se houver parecer positivo da PGE.

[wpfilebase tag=browser id=97 /]