11/6/2015

O mandato dos atuais Diretores de Base do Sinteps, que compõem o Conselho Diretor de Base (CDB), encerra-se em agosto. De acordo com o estatuto do Sindicato, sempre devem ser realizadas eleições no ano em que também se renovam a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, como é o caso de 2015.

Portanto, em agosto de 2015 termina o mandato de todos os atuais Diretores de Base do Sinteps, independentemente da data em que foram eleitos. Para permanecer nos quadros do CDB, todos devem se candidatar novamente.

Todas as unidades (ETECs e FATECs) com um mínimo de cinco filiados têm direito a eleger Diretores de Base, em quantidade proporcional ao seu número de filiados.

Tendo em vista a vasta distribuição geográfica do Centro, o Diretor de Base tem uma função muito importante na organização da categoria. Cabe a ele ser o elo entre os trabalhadores e o Sindicato, repassar informações, preparar assembleias e reuniões, conversar com os colegas... enfim, trabalhar pela organização e mobilização da unidade, sempre tendo em vista os interesses da categoria. Periodicamente, eles participam de uma reunião do CDB em São Paulo, na sede do Sinteps, que delibera propostas para serem ser postas em prática pela Diretoria Executiva.

Como fruto das lutas da categoria, os companheiros eleitos têm resguardados todos os seus direitos, como é o caso do efetivo exercício nos dias de reunião. Além disso, todas as despesas de locomoção e transporte são pagas pela entidade.

Quem pode de se candidatar

Para se candidatar, o filiado tem que contar, na data do registro da candidatura, no mínimo com três meses de filiação ao Sindicato, ter contrato por prazo indeterminado ou ter sido contratado mediante aprovação em concurso público. É preciso estar em dia com as mensalidades sindicais. O Diretor de Base é eleito pelos filiados da sua unidade.

Os interessados em se candidatar devem preencher a ficha de inscrição e remetê-la à  sede do Sindicato por fax (11-3313.1528 ou 3313-5385) ou e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até o dia 7/8/2015.

No site do Sindicato (www.sinteps.org.br), no item Fique por dentro, há um tópico especial para Eleições para Diretor de Base. Nele, você baixa a ficha de inscrição.

O calendário

-                      Convocação das eleições: 10/6/2015

-                      Inscrições e divulgação: De 10/6 a 7/8

-                      Deferimento das inscrições: 10/8