29/5/2015

Trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões de São Paulo encerraram com um grande ato público, na Praça da República, centro paulistano, o Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações - Rumo à  Greve Geral, convocado pelas centrais sindicais. No final de um dia de intensas atividades, o funcionalismo estadual, servidores municipais de São Paulo e trabalhadores do setor privado lotaram o ponto histórico da capital.

Em São Paulo, não foi diferente do que se viu de Norte a Sul do país nesta sexta-feira, 29 de maio: uma grande mostra de democracia e unidade dos movimentos sociais e sindical, que tomaram as ruas contra as medidas do governo federal e contra projetos em trâmite no Congresso Nacional, que retiram direitos e colocam no bolso da população a conta do ajuste fiscal.

É o caso da proposta de terceirização ilimitada em todos os setores das empresas, que aguarda votação no Senado após aprovação na Câmara dos Deputados, e será um grande retrocesso, se aprovada.

Como parte do ajuste fiscal do governo federal, no dia 27/5 os senadores aprovaram a Medida Provisória (MP) 664/2014, que alterou as regras para o recebimento do auxílio-doença e da pensão por morte. No dia 26/5, haviam aprovado a MP 665/2014, para restringir a concessão do seguro-desemprego, do seguro-defeso e do abono salarial.

Nos discursos e nas manifestações neste 29 de maio, também não faltaram críticas à  proposta de redução da maioridade penal, nem ao financiamento empresarial de campanha eleitoral, este último recém aprovado numa manobra de Eduardo Cunha, presidente da Câmara federal.

O ato na Praça da República ocorreu após assembleia da Apeoesp, sindicato que representa os professores estaduais, que decidiram continuar a greve, que já dura quase 80 dias, a maior da história do estado. Muitas críticas foram feitas à  postura autoritária do governo Alckmin, que se recusa a negociar com a categoria. Durante a mobilização, o público aplaudiu os pais pelo apoio ao movimento grevista.

A Praça da República estava lotada, com movimentos e centrais sindicais unidos em torno de uma única pauta: a defesa da trabalhadora e do trabalhador.

Fonte: http://www.cut.org.br/noticias/ato-encerra-o-29-de-maio-de-luta-por-todo-o-pais-3c44/