face twitter youtube instagram

9/5/2015

Durante a semana de 4 a 8 de maio, os membros da Diretoria Executiva do Sinteps, muitos companheiros do Conselho de Diretores de Base (CDB) e Diretores Regionais, bem como trabalhadores da base, estiveram participando como delegados no XXII CONFASUBRA - Congresso da Fasubra, Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras, à  qual o nosso Sindicato é filiado.

Esta semana de calorosos debates nacionais - aos quais dedicaremos um boletim especial - também foi uma oportunidade para discutir a mobilização para a campanha salarial dos trabalhadores do Ceeteps. Estas discussões sinalizaram alguns fatores que nos levam a propor a readequação do nosso calendário de mobilização.

De acordo com o calendário aprovado pelo CDB anteriormente, o próximo passo na mobilização após o ato público de 28/4 seria uma greve geral de 24 horas em 13/5, com passeata em São Paulo. Esta atividade, a ser realizada em parceria com as entidades estudantis do Ceeteps, especialmente o DCE das FATECs, teria como motes centrais a reivindicação salarial e a redemocratização das estruturas de poder do Centro.

No entanto, algumas dificuldades de mobilização nos levam a propor mudanças no calendário. São elas:

- O DCE das FATECs, que se encontra em período eleitoral, não conseguiu envolver sua base na medida necessária;

- A maioria das lideranças do Sinteps esteve envolvida, na semana de 4 a 8 de maio, com o Congresso da Fasaubra;

- O retorno das unidades ao chamado para a greve de 24 horas indica que uma pequena quantidade de trabalhadores tem posição definida em relação ao indicativo.

Diante deste quadro, a maioria esmagadora dos delegados ao Confasubra - que são Diretores de Base de unidades da capital e interior, Diretores Executivos e Regionais - indica ser necessário alterar nosso calendário de mobilização da data-base 2015. A proposta é suspender a greve de 24 horas em 13/5 e fortalecer os preparativos para uma greve por tempo indeterminado a partir de 29/5. A data de 29/5 tem um caráter especial, pois está sendo convocada pelas centrais sindicais (CUT, CSP-Conlutas, CTB, Intersindical-CCT, UGT e Nova Central) como Dia Nacional de Paralisação e Manifestações. Desta forma, a proposta de iniciar nossa greve geral por tempo indeterminado a partir de 29/5, em sintonia com o dia de luta das demais categorias, tende a nos fortalecer.

Estas indicações - suspensão da greve de 24 horas em 13/5 e construção da greve por tempo inderminado para início em 29/5 - precisam ser discutidas e aprovadas na instância de deliberação da nossa categoria que aprovou o calendário de mobilização, que é o Conselho de Diretores de Base. Assim, está convocada reunião do CDB do Sinteps para o dia 12/5, à s 14 horas, na sede do Sindicato, para discussão e votação das propostas de alteração do calendário de mobilização.

A convocação formal segue por e-mail para todos os Diretores de Base, Diretores Regionais e Diretores Executivos.

Fique atento à s informações divulgadas pelo Sinteps!

A hora é de mobilização pelo atendimento das nossas reivindicações na data-base 2015!

São Paulo, 9 de maio de 2015.

A Diretoria Executiva do Sinteps