5/4/2015

O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza - Sinteps - repudia com veemência a violenta ação da polícia militar contra os professores da rede estadual paranaense, no dia 29/4/2015, sob ordens do governador tucano Beto Richa. No afã de aprovar, na Assembleia Legislativa, medidas que confiscam direitos previdenciários do funcionalismo do Paraná, Richa ordenou um verdadeiro massacre durante manifestação da categoria, que resultou em mais de 300 feridos, alguns deles com gravidade.

O Sinteps expressa sua solidariedade e apoio irrestritos ao movimento destes trabalhadores, vitimados pela truculência governamental. Subscrevemos as manifestações de repúdio contra essa medida hedionda empreendida pelo governador Beto Richa, que deve ser responsabilizado civil e criminalmente pela barbárie perpetrada contra os trabalhadores da educação.

Trata-se de um ato que nos remete à  ditadura empresarial-militar brasileira, de triste memória, e constitui uma prática que deve ser extirpada da vida pública brasileira.

O movimento dos professores paranaenses soma-se à  greve de professores estaduais em São Paulo, Pará, Pernambuco, Santa Catarina e Amapá, além da rede municipal em várias cidades do país. Em comum, eles têm na pauta o cumprimento da Lei do Piso, reajuste salarial e valorização do profissional da educação.

A educação pública não precisa de bombas e balas de borracha. A educação pública precisa de respeito!

São Paulo, 5 de maio de 2015.

Diretoria Executiva do Sinteps