face twitter youtube instagram

23/3/2015

Todo começo de ano é assim: apertados pelas contas que se avolumam depois que o 13º salário já é uma mera lembrança, os trabalhadores do Centro começam a buscar informações sobre o pagamento do Bônus Resultado.
Embora previsto por lei, sua efetivação é condicionada à  divulgação dos critérios (que determinam os valores a serem pagos) e à  edição de um decreto por parte do governador do estado, autorizando o pagamento. Para os professores da rede estadual, o pagamento está previsto para 31/3/2015, mas para os trabalhadores do Centro nada foi divulgado.
O Sinteps entrou em contato com a Superintendência e foi informado de que, embora o bônus esteja garantido, ainda não se sabe quando os critérios e o decreto serão divulgados.

Critérios nebulosos

            Desde a implantação do bônus, os critérios de obtenção das metas são nebulosos, nada transparentes e divulgados à s vésperas do pagamento. Para o Sinteps, falta transparência no processo, no qual os trabalhadores têm que cumprir metas sem saber quais são. Além disso, nem todos recebem, já que os critérios são estabelecidos pela meritocracia, ou seja, a política instituída pelo PSDB que garante benefícios somente para os que têm mérito.
Os critérios para a definição de quem tem mérito costumam ser extremamente injustos, pois a maioria não depende dos esforços dos trabalhadores e guarda relação com a infraestrutura, ou seja, é de responsabilidade do governo: laboratórios precários, bibliotecas mal equipadas, falta de funcionários e professores e vários outros, que contribuem diretamente para a evasão escolar. O resultado é que uma parcela da categoria recebe pouco ou até nada de bônus.
            O Sindicato considera a política do bônus absurda, totalmente divorciada de uma real valorização da categoria. Por isso, independente do bônus, lutar para melhorar os salários e as condições de trabalho ainda é o melhor caminho para os trabalhadores do Centro. Estamos em tempos de data-base (confira a pauta no site, no item Data-base 2015: Pautas e outros). É hora de se informar e mobilizar!