18/7/2014

Nesta quinta-feira, 17/7/2014, o Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps reuniu-se para definir as atividades prioritárias da entidade no segundo semestre.

Na parte da manhã, a presidente do Sindicato, Silvia Elena de Lima, tirou dúvidas sobre o enquadramento dos trabalhadores na nova carreira. Ela exibiu um estudo preparado pela Diretoria Executiva, que traz detalhes sobre o enquadramento de professores, funcionários e auxiliares docentes. O estudo já foi divulgado à  categoria e está no site, podendo ser acessado no item Nova Carreira (http://www.sinteps.org.br/index.php/nova-carreira-2/). Se ainda tiver dúvidas após acessar o estudo, o trabalhador deve escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em breve, o Sindicato divulgará uma cartilha sobre o tema, que será distribuída em papel e disponibilizada online.

Em referência a uma dúvida que vem sendo recorrente, Silvia explicou como fica a situação dos trabalhadores que estão passando pela evolução funcional agora (última da carreira velha), em relação ao novo enquadramento. O processo desta evolução teve início em junho, mas deve ser concluído somente mais adiante, em agosto ou setembro. Desta forma, o trabalhador entrará na nova carreira, válida a partir de 1º de julho, ainda com a situação anterior. Posteriormente, quando se concluir a evolução de junho, ele receberá os retroativos cabíveis, informou Silvia.

Posse de novos Diretores

Tomaram posse os novos Diretores de Base recém-eleitos, presentes à  reunião, e que passam a compor a direção do Sinteps. São eles:

- FATEC/SP: Elizabeth Aparecida de Souza (titular).

- ETEC/SP: Glória de Noronha Campos (titular).

- ETEC Aristóteles Ferreira: Hilda Aparecida A. de Souza (suplente).

- ETEC de Suzano: Felipe Roberto Martins (titular).

- ETEC Zona Leste: Róbson Pereira (suplente).

Arlindo Souza Júnior, da ETEC Rubens de Faria e Souza, foi empossado como Diretor Regional.

Além deles, também foram eleitos:

- FATEC/SP: Cristiane Vieira Beserra, e Márcio José da Silva (titulares).

- ETEC Dona Escolástica Rosa: Fernanda Gomes de Freitas (suplente).

- FATEC/Ipiranga: Roberto Nicolosi (titular).

Sindicalização e fortalecimento do Sindicato

Neste segundo semestre, uma das prioridades da entidade será filiar o maior número possível de trabalhadores. Essa iniciativa é particularmente importante em nossa categoria, uma vez que a acelerada expansão dos últimos anos trouxe muitos profissionais novos aos quadros das ETECs e FATECs, e é importante que eles se sindicalizem, usufruam dos benefícios que os filiados recebem (assessoria jurídica gratuita, convênios etc.) e, principalmente, ajudem a construir uma entidade cada vez mais forte e representativa.

Debates

Em sua próxima reunião, marcada para 23/8/2014, o CDB promoverá um debate sobre o tema Plebiscito Constituinte. Trata-se de uma campanha - encaminhada por organizações sindicais, populares e políticas - com a seguinte pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?. A consulta será feita nacionalmente, na Semana da Pátria (1 a 7 de setembro). A expectativa dos organizadores é obter milhões de respostas positivas à  pergunta e, com isso, cobrar do Congresso Nacional a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para reformar o sistema político do país. No debate que o CDB realizará em 23/8/2014, vamos ouvir as várias posições sobre o assunto.

A reunião do CDB de 17/7/2014 também aprovou que o Sinteps faça esforços no sentido de realizar um debate entre os candidatos a governador de São Paulo, especialmente para mostrar a eles o que defendemos em termos de educação técnica e tecnológica pública no estado, e ouvir o têm a dizer.

Campanha de redemocratização

Passadas as eleições gerais do país, o Sinteps dará início à  campanha Redemocratização, sim! Assédio, não!, visando a redemocratização das estruturas de poder no Centro Paula Souza. A campanha está em preparação.

Apoio aos metroviários demitidos

Reforçando seu apoio à  luta dos metroviários pela readmissão dos 42 trabalhadores demitidos na última greve da categoria, o Sinteps divulgará nova moção e matéria sobre o tema em breve. O CDB considera importante denunciar, o mais amplamente possível, mais esta medida truculenta e antissindical do governo Alckmin.