26/3/2014

Esta quarta-feira, 26 de março, foi mais um dia de intensas e emocionantes manifestações dos funcionários, professores e estudantes das ETECs e FATECs na Assembleia Legislativa. Casa cheia, pressão direta sobre os deputados e avanços muito expressivos para a categoria: esta foi a sequência de fatos que culminou com a votação do PLC 07 e as emendas no plenário da Alesp.

A disposição do governo Alckmin, de nos empurrar o PLC 07 pelado, da forma que o havia enviado à  Alesp, foi rompida pela força de categoria. Durante estas cinco semanas de greve, os batalhadores do Centro Paula Souza saíram à s ruas, foram à s câmaras municipais, visitaram deputados, fizeram história. A primeira grande vitória foi obrigar o governo a fazer o projeto aparecer. Isso não aconteceria sem a greve.

Terminada a votação, não conquistamos tudo o que queríamos, mas tivemos conquistas muito importantes.

Confira as emendas que foram aprovadas:

1) Exclusão da limitação dos 20% para progressão do pessoal administrativo. Ou seja, deixa de existir o bloqueio determinado pelo PLC 07 e todos os que estiverem em condições irão progredir, sem limite de número de pessoas.

2) Exclusão da limitação dos 10% do RJI (Regime de Jornada Integral) para docentes das FATECs. Ou seja, a limitação imposta no PLC 07, de que apenas 10% dos docentes poderiam entrar no regime de RJI, deixa de existir.

3) Contagem do efetivo exercício (tempo de serviço) para TODOS os trabalhadores do Centro Paula Souza, o que permitirá um ganho salarial expressivo, na segunda etapa do plano, que é o enquadramento de 2015. A inclusão dos servidores administrativos nesta regra saiu, literalmente, aos 45 minutos do segundo tempo e é uma grande conquista.

4) Consideração da titulação dos docentes de ETECs e FATECs na terceira etapa do enquandramento, em julho de 2016. Isso significa que os docentes que não atingirem (no enquadramento de 2015) o nível equivalente à  sua titulação terão novo enquadramento em 2016 para alcançá-lo.

Reunião do Comando quinta

Nesta quinta-feira, 27 de março, a partir das 10 horas, o Comando Geral de Greve reúne-se na sede do Sindicato para avaliar os acontecimentos e fazer os indicativos sobre a greve para a categoria.

Corte de ponto

Numa das reuniões para discussão das emendas entre Sinteps e governo, na terça-feira, dia 25 de março, quando estava presente a professora Laura, diretores sindicais criticaram novamente o corte de ponto. A superintendente garantiu que, mediante a reposição, haverá o pagamento integral dos dias parados. Detalhes sobre isso serão negociados ao final da greve.