21/2/2014

Esta sexta-feira, 21 de fevereiro, foi de muita garra e mobilização em todo o estado. Seguindo o calendário traçado pelo Comando Geral de Greve, a maior parte das cidades em greve contou com atos e manifestações. Em São Paulo, um concorrido ato parou a rua em frente à  administração do Centro Paula Souza.

Após muita pressão dos manifestantes, uma comissão foi recebida pela superintendente, professora Laura Laganá, o vice-diretor superintendente, professor César Silva, e vários assessores. A comissão - formada por professores, funcionários e estudantes em greve - denunciou a truculência contra sindicalistas, trabalhadores e estudantes em algumas unidades, e criticou duramente a ameaça de corte de ponto e de substituição dos grevistas. A presidente do Sinteps informou que a entidade já ingressou com medidas judiciais preventivas contra o corte.

A superintendente afirmou - e foi gravada por membros da comissão - que a ameaça de cortar o ponto é papel da administração e que, como nas greves anteriores, a reposição do trabalho será negociada entre as partes ao final do movimento. Também afirmou que não há nenhuma orientação à s unidades para que substituam os grevistas e que vai ser clara com os diretores para que isso não aconteça.

Sobre a truculência em algumas unidades, a professora Laura comprometeu-se a apurar as denúncias apresentadas e voltou a dizer que não há nenhuma orientação nesse sentido. Quem quer fazer greve, deve ser respeitado, da mesma forma que os que desejam trabalhar também merecem respeito, frisou.

Sem divulgação agora

Embora cobrada pelos membros da comissão, a superintendente voltou a dizer que não pode divulgar o plano neste momento, pois ele ainda está sob o crivo da Comissão de Política Salarial (CPS) do governo. A expectativa dela é que a CPS encerre seu trabalho na próxima semana, uma vez que o compromisso do governador seria o de enviar o projeto para a Assembleia Legislativa dia 28/2. Ela afirma que divulgará o projeto assim que a CPS concluir seu trabalho. Admitiu que há modificações no plano originalmente discutido entre Sindicato e Ceeteps, por exemplo: não haverá reajuste nas tabelas (ficam as tabelas de 2013. E não haveria mais nenhum reajuste salarial em 2014!!), a Sexta Parte ainda está no texto mas certamente não será mantida pelo governo, a licença-maternidade de 180 dias para as celetistas ainda está indefinida (o governo não se decidiu sobre isso). Disse ainda que, apesar de os demais benefícios (plano de saúde, auxílio alimentação etc) ainda estarem no texto, não há garantia de implantação imediata.

Conclusão: a greve continua

Diante deste quadro, a orientação do Sinteps é pela continuidade da greve! Até o fechamento deste boletim, o quadro de adesão aponta greve em 108 unidades, entre elas as maiores e com mais trabalhadores em todo o estado. Vamos expandir ainda mais o movimento e fazer o governo ouvir nossa voz!

Terça-feira, 25/2, grande ato unificado na Paulista

Vamos colocar o bloco na avenida. Nossa greve está excelente e já incomoda - e muito - o governo Alckmin. É a força do nosso movimento que pode garantir o envio efetivo do projeto para a Assembleia Legislativa e, também, que não haja retrocessos. Organize a caravana de sua unidade. Para tratar dos detalhes práticos, escreva para Érica, pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Quarta-feira, 26/2, nova reunião do Comando Geral de Greve

à€s 14, na sede do Sinteps (Praça Coronel Fernando Prestes, 74, ao lado do metrô Tiradentes), nova reunião para avaliar o movimento e definir os próximos passos. Todas as unidades em greve devem enviar representantes.

Informação é tudo!

A informação precisa e minuciosa é fundamental para o sucesso da greve. Envie para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a situação de sua unidade, com o máximo de dados possíveis (desde quando está parada, percentual de professores e de funcionários parados, atividades locais realizadas e até fotos, se houver).

Blog, Face, site

Além do site do Sinteps (www.sinteps.org.br), contamos uma página no Facebook (https://www.facebook.com/sindicatodostrabalhadores.sinteps) e um blog especial da greve (http://sinteps-blog-oficial-da-greve.webnode.com/). Fique atento à s informações do Sindicato.