5/9/2013

Na manhã desta quinta-feira, 5/9, diretores do Sinteps mantiveram contato com a superintendente do Centro, professora Laura Laganá, para solicitar informações sobre o reajuste e a carreira.

Como o Sinteps já havia divulgado, o projeto de lei instituindo o reajuste de 8,12% para os trabalhadores do Ceeteps foi votado no dia 29/8. A professora Laura informa que falta apenas um detalhe burocrático para que o Centro emita a folha suplementar com os retroativos, uma vez que o índice deve vigorar de julho em diante. Trata-se do ˜autógrafo™ do governador Geraldo Alckmin, que deve sair a qualquer momento.

A respeito da carreira, a informação da superintentente é que o projeto já está na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O Sinteps já solicitou o agendamento de uma reunião com o secretário titular da pasta, Rodrigo Garcia, que concordou em receber a entidade nos próximos dias, ainda sem data definida. A intenção dos diretores do Sindicato é reivindicar ao secretário que sejam inseridos no projeto os quatro itens definidos como prioritários pelo Conselho de Diretores de Base (CDB), em sua reunião no dia 30/8. São eles:

-Fim da avaliação de desempenho: que os trabalhadores progridam apenas como fruto do tempo de carreira e das titulações alcançadas.

- Política salarial: queremos que conste no plano que os salários dos trabalhadores doCentro serão corrigidos anualmente pelos índices do Cruesp, ou seja, os mesmos concedidos nas universidades estaduais paulistas. A lei nos garante isso, mas o Centro e o governo não a cumprem.

- Jornada de trabalho: Para que possam desenvolver seu trabalho com tranquilidade e qualidade, os professores não podem ser contratados por hora aula. É preciso instituir no plano as jornadas de 10, 20, 30 e 40h.

- Hora aula: O projeto apresentado pelo Centro, em seu artigo 25, estabelece que a duração e o valor da hora aula serão equivalentes a 60 minutos, incluindo o tempo destinado aos intervalos de aulas, e será regulamentado pelo Conselho Deliberativo do Centro. Temos que estar atentos para que isso não signifique aumento de jornada sem aumento de salário.

Efetivo exercício

Na reunião com a superintendente, o Sinteps reivindicou que o dia de paralisação (30/8) seja considerado de efetivo exercício para todos. O ponto ainda está em discussão e a decisão sairá até o final do mês.

O que já foi conquistado

Em matéria nesta mesma seção do site, confira o que já foi conquistado no processo de negociação na matéria intitulada Trabalhadores do Ceeteps paralisam em cerca de 50 unidades e fazem um forte ato em São Paulo.

Próximos passos

No dia 12/9, o CDB do Sinteps volta a se reunir, a partir das 14h30, para avaliar o ato público realizado em 30/8 e definir os próximos passos da mobilização em torno à  carreira. Fique atento!

É HORA DE LUTA PELA CARREIRA! É HORA DE MOBILIZAÇÃO!