11/7/2013

As centrais sindicais brasileiras, entre elas a Central àšnica dos Trabalhadores (CUT), convocaram conjuntamente uma jornada de manifestações em 11 de julho, com greves, paralisações, atos e atividades diversas, nos locais de trabalho, nas ruas e praças. De norte a sul, centenas de milhares de pessoas atenderam ao chamado e saíram à s ruas. Em São Paulo, várias passeatas e manifestações confluíram para o Vão Livre do MASP, na avenida Paulista, para um grande ato que reuniu cerca de 10 mil participantes.

O Sinteps esteve presente no ato, com bandeiras e panfletos de denúncia da situação dos trabalhadores. Nossas escolas servem de vitrine eleitoral para o governador Geraldo Alckmin e o PSDB em todas as eleições, mas nossos salários e condições de trabalho deixam muitíssimo a desejar. Ganhamos hoje o pior salário da área da educação pública na região Sudeste; não temos uma carreira digna, faltam laboratórios e infraestrutura adequados para as escolas, entre tantos outros problemas, dizia o texto.

passeata

Além de somar com as reivindicações gerais apresentadas pelas centrais (abaixo), o Sinteps também divulgou as reivindicações da categoria:

- Carreira digna para os professores e funcionários das ETECs e FATECs, já!

- Dotação orçamentária para o Centro Paula Souza! Mais recursos para a educação pública paulista!

- 10% do PIB para a educação pública brasileira!

- Cumprimento da Lei do Piso Nacional pelo governo Alckmin.

As bandeiras unificadas das Centrais Sindicais

- Fim do Fator Previdenciário!

- Jornada de 40h semanais, sem redução salarial!

- Reajuste digno para os aposentados!

- Mais investimentos em saúde, educação e segurança!

- Transporte público de qualidade!

- Fim do projeto de lei 4.330, que amplia a terceirização!

- Reforma agrária!

- Fim dos leilões do petróleo!

Obs1: Para ver mais fotos da manifestação em São Paulo, acesse o item Fotos, no site do Sinteps.

Obs2: Se você participou de atividades do Dia Nacional de Luta em sua cidade, envie-nos as fotos para serem divulgadas no site. Mande para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.