O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza – Sinteps, que representa os funcionários e professores das escolas técnicas/ETECs e faculdades de tecnologia/FATECs, manifesta integral apoio à categoria dos servidores técnico-administrativos das universidades federais, em greve pelo atendimento de suas justas reivindicações.

A greve, que teve início em 18/3/2024 e foi ganhando adesão em todo o país, já é realidade em 54 instituições federais, segundo a federação nacional que representa a categoria, a Fasubra.

Frente à proposta governamental de 0% de recomposição salarial em 2024, 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026, a categoria não viu outra alternativa a não ser paralisar o trabalho para pressionar por negociações efetivas.

As demais categorias irmãs também têm data marcada para iniciar o movimento: os professores e técnicos de colégios e institutos federais, representados pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), devem paralisar a partir de 3/4; já os professores das universidades federais, organizados pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), aprovaram parar a partir de 15/4.

As categorias reivindicam a reposição de perdas salariais dos últimos oito anos e, embora compreendam que elas tenham ocorrido nos governos Temer e Bolsonaro, cabe ao atual governo federal negociar e buscar o atendimento das reivindicações. Além das perdas salariais, eles também pleiteiam a reestruturação dos planos de carreiras, mais investimentos nas instituições e a realização de concurso para contratação de mais trabalhadores.

Como aponta carta divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos em Educação da Universidade Federal de São Paulo – Sintunifesp (clique para conferir), “a situação atual gera um alto índice de desligamento e rotatividade dos servidores altamente qualificados da Educação federal para outras carreiras do serviço público e para a iniciativa privada, por sofrerem perdas salariais significativas históricas”.

O Sinteps insta os ministérios envolvidos a estabelecerem negociações efetivas e democráticas com as entidades representativas das categorias, pois a educação pública de qualidade só pode ocorrer com profissionais respeitados e valorizados.

São Paulo, 1º de abril de 2024.

Diretoria Executiva do Sinteps

A/C:

- Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).
- Ministério da Educação e Cultura (MEC)
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP)