Reunião entre Sinteps e grupo de docentes de FATECs afina a sintonia em prol da união e defesa dos interesses dos trabalhadores do Centro na revisão da carreira

Na tarde de 30/6, diretores do Sinteps reuniram-se com um grupo de docentes de FATECs, responsáveis pela produção e divulgação de um documento de avaliação e propostas para a revisão da carreira em andamento na instituição. O documento – intitulado “Propostas dos docentes das FATECs” – trouxe preocupação ao Sindicato e em vários servidores e docentes de ETECs e FATECs, especialmente pela possibilidade de fracionamento e enfraquecimento da categoria neste momento tão importante para a conquista de melhorias para todos.

Os docentes relataram os fatos que levaram à produção do documento e, também, à criação de um grupo de WhatsApp. Ao se depararem com o arquivo power point enviado pela Superintendência às unidades – que capciosamente foi apresentado como tendo o aval dos representantes do Sindicato na comissão que discute a revisão da carreira – eles começaram a se agrupar para analisar os slides e apresentar propostas. Os docentes ponderaram, ainda, que em nenhum momento houve a intenção de dividir a categoria e, sim, de unificar e somar com o Sindicato, reconhecendo seu papel de organizador das lutas e representante dos trabalhadores do Centro.

A presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, resgatou elementos da história do Centro Paula Souza para explicar que uma das propostas presentes no documento – a criação da “Universidade de Tecnologia – Unitec”, na qual estariam as 76 FATECs – impulsiona a divisão da categoria e a destruição da educação profissional e tecnológica pública do estado de São Paulo. Ela lembrou que a proposta do Sindicato é a caracterização e o fortalecimento do Centro como uma instituição ancorada no tripé ensino/pesquisa/extensão, para o qual é fundamental a sinergia entre ETECs e FATECs.

Feita a discussão, diretores do Sinteps e docentes presentes avaliaram a reunião como muito produtiva, com o entendimento de ambas as partes de que estamos todos no mesmo barco e que devemos navegar juntos para alcançar conquistas para todos.

A perspectiva, de acordo com os docentes, é encerrar o grupo de WhatsApp e trabalhar conjuntamente com o Sinteps para criar um grupo mais amplo, aberto a toda a categoria, que seja mais um canal de esclarecimentos, discussão de propostas e aglutinação de forças. Eles também se colocaram a tarefa de conhecer melhor as propostas que o Sindicato vem defendendo para a revisão da carreira, que podem ser conferidas no site. E, após a leitura, o Sinteps se colocou à disposição para o esclarecimento das dúvidas e sobre o andamento das negociações.

Portanto, a direção do Sinteps reconhece que esse grupo de profissionais não se trata de pessoas oportunistas e sim de um grupo que busca o desenvolvimento do Centro Paula Souza, por meio de condições mais dignas para toda a comunidade acadêmica, docentes, funcionários e alunos, das FATECs e ETECs.

A fim de estreitar a comunicação entre o Sinteps, docentes e funcionários das FATECs e ETECs, o Sintecs criou um grupo de Whatsapp cujo link será divulgado nesse grupo anteriormente constituído, a fim de que se possa dirimir todas as dúvidas sobre as propostas do Sindicato, que não correspondem aos slides apresentados pelo Centro Paula Souza.

Como diz o slogan do Sinteps: Juntos, somos fortes! Sigamos unidos!