Alesp aprova projeto de Tarcísio com reajuste de 6% para o “resto” do funcionalismo. Nenhuma emenda foi acatada pela base governista

Já era quase meia-noite de 28/6 quando a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou em regime de urgência o projeto de lei complementar (PLC) 102/2023, enviado pelo governador em 22/6, prevendo um mísero reajuste de 6% para o “resto” das categorias do funcionalismo estadual, entre elas os trabalhadores do Centro Paula Souza.

As emendas apresentadas por parlamentares de oposição – inclusive as encaminhadas pelo Sinteps – prevendo reajustes maiores foram integralmente desconsideradas.

A indignação das categorias é grande ao lembrar o reajuste de 50% aprovado pelo governador para si mesmo e seus secretários, no final de 2022, e recentemente o percentual de até 34% para a polícia militar. Os deputados que apoiam o governo ainda tiveram a cara de pauta de “comemorar” que o índice é superior à inflação de 2022, calculada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 5,79%! “Embora esteja só começando, o governo tem demonstrado o compromisso com a valorização dos servidores do nosso Estado", destacou o deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), líder do governo na casa, em matéria divulgada no portal da Alesp.

Os parlamentares de oposição também cobraram do governo uma correção no vale-alimentação (atualmente em ridículos R$ 12,00) e a ampliação do teto para pagamento deste benefício, já que a aplicação do reajuste de 6% fará com que alguns servidores percam o direito. No PLC 102/2023, o governador tratou de inserir uma cláusula aumentando o teto salarial somente dos policiais militares, dos atuais R$ 6.817,74 para R$ 7.811,28.

Detalhe, no Centro Paula Souza, o teto para recebimento do vale-coxinha de R$ 5.036,00.... e assim continuará, se depender do governador.

Não vamos iniciar o semestre!

O Sinteps reafirma o indicativo de greve da categoria, por tempo indeterminado, a partir do início de agosto. NÃO VAMOS COMEÇAR O SEGUNDO SEMESTRE!

Que os trabalhadores realizem assembleias setoriais para avaliar a proposta de greve por tempo indeterminado a partir de 8/8, tendo como pauta as mesmas reivindicações que nos trouxeram até aqui: reajuste digno, revisão da carreira de acordo com os anseios da categoria, pagamento do bônus (caso ainda esteja indefinido) e defesa das escolas do Centro.

No site do Sinteps, em “Fique por dentro”, no item “Greve em agosto/23 – Assembleias”, você encontra modelo de ata/lista de presença para as assembleias setoriais, modelos de moção para Câmaras de Vereadores, carta à comunidade, subsídios sobre as reivindicações. Se não houver diretor sindical na sua unidade, ajude na mobilização e convide os colegas a discutirem as nossas reivindicações e a proposta de greve. Depois, envie a ata/lista de presença para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Você e os colegas também podem solicitar uma reunião online com diretores do Sindicato, para sanar todas as dúvidas que tiverem. Para isso, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando o agendamento.

CHEGA DE HUMILHAÇÃO! VAMOS À GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!