Pela união das ETECs e FATECs e de todos os segmentos por uma carreira que valorize os trabalhadores do Centro. A divisão não nos interessa. Participe de abaixo-assinado

Como o Sinteps denunciou em matéria divulgada em 23/6/2023, representantes da Superintendência do Centro Paula Souza na comissão criada para construir propostas de revisão da carreira agiram de má-fé em relação aos representantes do Sinteps, divulgando um arquivo com itens que não têm a concordância da entidade sindical em sua maior parte. É o caso da continuidade da exigência de interstício para a promoção, a manutenção da avaliação de desempenho para a progressão, a diferença de tratamento entre docentes e pessoal técnico-administrativo (em relação à quantidade de referências possíveis na evolução), itens rejeitados pelo Sinteps. Além disso, o material da Superintendência traz uma manipulação grosseira para induzir os docentes a serem favoráveis ao regime atual de horas-aula e não à implantação de jornada.

Em meio a essa confusão, estimulada pela Superintendência, novas iniciativas potencialmente danosas e oportunistas começam a ser veiculadas.

É o caso do documento intitulado “Propostas dos docentes das FATECs” – que não traz assinaturas, mas está sendo amplamente divulgado pelos e-mails institucionais, por meio de gestores de unidades – e que prega a divisão da categoria ao propor a criação da “Universidade de Tecnologia – Unitec”, na qual estariam as 76 FATECs hoje vinculadas ao Centro Paula Souza. Antes de concluir com a proposta de saída das FATECs do atual sistema unificado de ensino técnico e tecnológico vigente no Centro, o documento apresenta algumas discordâncias em relação ao material divulgado pela Superintendência, especialmente sobre a possibilidade de estabelecimento de carreira docente única entre ETECs e FATECs, a exemplo do que ocorre nos institutos federais. Além disso, apresenta um conjunto de reivindicações, como é o caso de auxílio moradia, vestuário, educação especial e outros.

Discordar e apresentar reivindicações é justo e democrático. Aproveitar-se do momento para pregar a divisão, ao contrário, é um tiro no pé. Trata-se da velha proposta separatista que surgiu durante a grande greve de 2000, quando todos lutávamos pela manutenção do vínculo entre Ceeteps e Unesp, e um setor minoritário advogava somente a manutenção da relação entre a universidade e as FATECs.

A posição do Sinteps

A divisão não interessa a nenhum segmento da categoria. O Sindicato sempre defendeu a caracterização e o fortalecimento do Centro Paula Souza como uma instituição que realize o tripé ensino, pesquisa e extensão, como pode ser observado no projeto de revisão da carreira encaminhado pela entidade sindical à comissão. Neste sentido, a sinergia entre as FATECs e as ETECs será o elemento propulsor para alcançarmos essa perspectiva.

O projeto defendido pelo Sinteps não prevê carreira única, mas prevê jornada, salários condizentes e estrutura definida para a pesquisa e extensão aos docentes de ETECs e de FATECs.

Devemos rejeitar propostas divisionistas, que apenas fortalecem o projeto de desmonte apresentado pelo governo Tarcísio, por meio da Secretaria de Educação, que irá tirar verbas públicas da educação profissional e tecnológica para desviar para a iniciativa privada!

Unidos somos fortes. Todos à greve a partir de 8/8

Não é hora de aceitar os engodos patrocinados pela Superintendência no material enviado às unidades, que não tem o aval dos representantes do Sinteps. E também não é hora de apostar na divisão.

O Sindicato propõe a deflagração de uma greve geral por tempo indeterminado a partir de 8/8. Todos os subsídios estão no site: as reivindicações, ata/lista de presença para assembleias setoriais, modelo de moção para vereadores, carta aberta à comunidade.

O estabelecimento de uma carreira decente para TODOS os segmentos da categoria é o eixo central da greve convocada pelo Sinteps, única entidade constituída com esse direito. Em 2014, diretores se arvoraram no direito de negociar pela categoria na greve daquele ano e tiveram que recuar na pretensa representação; em 2023, deve ocorrer o mesmo, mas oportunistas não serão bem-vindos.

Há anos estamos reivindicando a revisão da nossa carreira, que foi implantada em 2014 e que deixou para trás muitos direitos importantes. Queremos que a Superintendência do Centro e o governo estadual negociem com o Sindicato as reformas desejadas pelos trabalhadores e as aprovem o quanto antes. Elas dizem respeito à nossa valorização como profissionais do Centro e a melhores condições de trabalho para todos.

Abaixo-assinado pela união da categoria

Diga não ao divisionismo. Diga sim ao fortalecimento e à união dos trabalhadores das ETECs e FATECs, de todos os segmentos da categoria. Assine petição em https://chng.it/MyZHYm6F