face twitter youtube instagram

Fechamento de turmas: O Centro Paula Souza na contramão da educação pública

Com a realização de novo Vestibulinho nas ETECs, o fantasma do fechamento de cursos voltou a assombrar a comunidade. O Sinteps recebeu vários contatos de professores e funcionários preocupados com a não abertura de turmas. Mas, por que isso acontece?

O fechamento de cursos, quase sempre em prejuízo à comunidade, aos professores e alunos, vem se tornando problema recorrente no Centro. Considerando que a instituição não investe na divulgação dos cursos das ETECs e FATECs – o que deveria ocorrer sistematicamente, pois parte da população sequer sabe que são gratuitos e de boa qualidade – e nem garante as condições necessárias para o seu bom funcionamento, não é justo que simplesmente os feche.

O requisito exigido atualmente para a abertura de turma já foi maior, mas ainda é alto: 1,1 candidatos/vaga. Há exemplos de cursos com procura pouco acima do total de vagas, mas que não chegam ao percentual mínimo exigido, ficando sujeitos ao fechamento.

No dia 13 de junho, quando recebeu uma comissão dos grevistas, a professora Laura Laganá, superintendente do Centro, foi questionada sobre essa política. Ela justificou-se dizendo que o índice já havia sido maior do que os atuais 1,1, citando também o fato de que uma parte dos inscritos acaba não comparecendo ao vestibulinho. A presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, argumentou que essa política significa fechar vagas públicas, deixar adolescentes fora da escola e sem opção para um futuro melhor. Além disso, toda a estrutura montada ao longo dos anos para estes cursos – laboratórios, equipamentos – corre o risco de ficar jogada às traças, sem falar no emprego docente.

 

Cabe recurso. Cabe manifestação

Se há ameaça de fechamento de curso na sua unidade, e a comunidade interna e externa considera que isso não deveria ocorrer, a direção do Sinteps orienta os trabalhadores a se certificarem de que a direção recorreu junto à administração do Centro. Além disso, a realização de algumas iniciativas: produção de abaixo-assinado, coleta do apoio de vereadores/as, prefeito/a e deputados/as da região.

 

Sinteps tem propostas voltadas a valorizar os cursos

Manutenção dos cursos nas ETECs e FATECs – O Ceeteps deverá promover a ampla divulgação (jornais, TVs, revistas, rádios, mídias sociais etc.) dos cursos, das datas de vestibular e vestibulinho, das isenções, sobre a gratuidade e qualidade de ensino nas ETECs e FATECs, proporcionando material de divulgação para as unidades, bem como recursos para o trabalho de divulgação local.

 

Comunidade deve ser chamada a debater o problema – Os critérios para possíveis fechamentos de cursos deverão ser amplamente divulgados, ser acompanhados por um período de três anos e, neste tempo, a comunidade escolar deverá encontrar soluções para melhorar os indicadores dos cursos em acompanhamento. A decisão de fechamento do curso se dará pelo Conselho de Escola ou pela Congregação, se ETEC ou FATEC, respectivamente.

 

Requisitos sociais – O papel social da escola pública deve ser o norteador para o Ceeteps no estabelecimento dos critérios de fechamento, bem como para os critérios de ingresso, adotando a relação 1/1 nos vestibulares e vestibulinhos e 50% +1 de concluintes.