Sem luta não tem conquista: Vamos preparar a greve por tempo indeterminado a partir de início de agosto. Até 5/7, assembleias setoriais e busca de apoio nas Câmaras

A indignação e a mobilização crescem a cada dia nas ETECs e FATECs do Centro Paula Souza. Depois de duas greves de um dia – em 26/4 e 13/6, quando o movimento atingiu mais de 100 unidades – houve avanços, mas ainda absolutamente insuficientes. Pressionado pela iminência da greve do dia 13/6, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pela primeira vez se manifestou sobre as nossas reivindicações. Em ligação à superintendente do Centro, professora Laura Laganá, em resumo ele disse:

- Bônus: O governador disse que já está autorizado, mas que agora é preciso aguardar o trâmite na Comissão Intersecretarial, onde se encontra. Não se comprometeu com nenhum prazo, nem de divulgação de índices, nem de valores ou data de pagamento.

- Revisão da carreira: Tarcísio disse ter conhecimento de que há uma comissão discutindo o assunto no Centro e afirmou que vai apoiar a tramitação da proposta que chegar até ele.

- Reajuste salarial: Não disse nada.

- Ameaça de esvaziamento das ETECs: Sobre as notícias de implementação de ensino técnico na rede estadual, à margem do Centro Paula Souza, o governador disse que “vai continuar investindo no Centro e criar mais ETECs e FATECs para que possamos atender mais alunos da Seduc”. Ele afirma que não vai autorizar a criação de uma rede paralela de educação profissional, o que vem sendo chamado pelo secretário Feder de ‘escolas próprias de ensino técnico’. A iniciativa da Seduc, segundo Tarcísio, diz respeito apenas ao oferecimento do quinto itinerário formativo (ensino técnico) na rede, e que ele conta com o apoio do Centro.

Assembleias setoriais até 5/7. Greve em agosto

Ou seja, até este momento, nada de concreto em nenhum dos itens comentados por ele. É hora de ampliar a mobilização. A indicação da Executiva do Sinteps é construir uma grande greve na categoria, por tempo indeterminado a partir do início de agosto. NÃO VAMOS COMEÇAR O SEGUNDO SEMESTRE!

Que os trabalhadores realizem assembleias setoriais até 5/7 para avaliar a proposta de greve por tempo indeterminado a partir de início de agosto, tendo como pauta as mesmas reivindicações que nos trouxeram até aqui: reajuste, revisão da carreira, pagamento do bônus (caso ainda esteja indefinido) e defesa das escolas do Centro.

No site do Sinteps, em “Fique por dentro”, no item “Greve em agosto/23 – Assembleias”, você encontra modelo de ata/lista de presença para as assembleias setoriais. Se não houver diretor sindical na sua unidade, ajude na mobilização e convide os colegas a discutirem as nossas reivindicações e a proposta de greve. Depois, envie a ata/lista de presença para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Data de início da greve será indicada no CD do Sinteps em 23/6

No dia 23/6, o Conselho Diretor/CD (diretores de base, regionais e da Executiva do Sinteps) estará reunido para fazer um balanço do movimento até aqui e preparar a greve de agosto, inclusive indicando a data de seu início. Fique atento às divulgações.

Moções nas Câmaras de Vereadores

É importante angariar apoio da sociedade às nossas reivindicações. No site, no item “Greve em agosto/23 – Assembleias”, você encontra modelo de moção, a ser solicitada aos vereadores de sua cidade. Caso consiga, envie a moção para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para divulgarmos. No texto sugerido, os vereadores podem manifestar apoio às nossas reivindicações (acima) e, também, às emendas que pedem mais recursos para o Centro Paula Souza, dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2024).

Vídeo da greve de 13/6/2024

Assista o vídeo da nossa grande mobilização em 13/6!