face twitter youtube instagram

Após denúncia ao MP, ETEC de Catanduva regulariza AVCB e equipa unidade. Greve sanitária mostrou que maioria das unidades não tem documento

Em 2021, quando a pandemia de Covid-19 ainda era uma séria ameaça à vida das pessoas e o Centro Paula Souza pressionou pelo retorno às atividades presenciais, a Diretoria Executiva do Sinteps organizou de forma inédita uma greve sanitária, que envolveu um expressivo número de docentes e funcionários administrativos. O movimento permitiu que a maioria dos trabalhadores tivesse a oportunidade de tomar a segunda dose da vacina, e que muitos de nossos discentes tomassem pelo menos a primeira dose. Vitoriosa, a greve garantiu todos os direitos dos trabalhadores que aderiram e conquistou garantias de equipamentos de proteção e prevenção nas unidades.

Mas não foi só. Nas muitas assembleias realizadas durante a greve, que juntavam centenas de pessoas, o Sinteps foi informado de vários problemas relacionados à segurança nas ETECs e FATECs, entre eles a constatação de que a esmagadora maioria não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O AVCB, como é mais conhecido, é emitido após vistoria no local pelos bombeiros e a confirmação de que há rotas de fuga, sinalização adequada, extintores, hidrantes etc.

Na época, o Sinteps alertou a Superintendência do Centro sobre o problema, cobrando a solução.

Após denúncia feita ao Ministério Público (MP), a ETEC Elias Nechar, de Catanduva, finalmente teve seu AVCB aprovado pelo Corpo de Bombeiros no final de abril, válido até 13/04/2026. Isso aconteceu após a unidade adequar suas instalações e prever todos os equipamentos exigidos, como mostram as fotos. Clique para acessar o AVCB da unidade.

O Sinteps questiona a Superintendência sobre as providências tomadas no conjunto das unidades, para que não sejam necessárias ações junto à justiça, como no caso de Catanduva. A segurança da comunidade deve estar em primeiro lugar.