Alerta: Listas com nomes e valores de “Abono Fundeb” são falsas. Cuidado com tentativas de golpes

O Sinteps foi contatado por vários trabalhadores do Centro Paula Souza, que informaram estarem circulando nas unidades listas com nomes e valores, que seriam relativos ao pagamento do Abono Fundeb a uma parte dos docentes de ETECs.

O Sinteps investigou o assunto junto ao seu departamento jurídico e, também, com o setor de Recursos Humanos do Centro Paula Souza. Tudo indica que se trata de notícia falsa e, o que é mais grave, possivelmente a preparação de um golpe contra estes professores. O mais provável é que, nos próximos passos, esses professores sejam contatados com o pedido de algum pagamento prévio, como requisito para receber os tais valores.

Não se deixe enganar. Somente forneça informações se for contatado pela sua unidade, diretamente pelo Centro Paula Souza ou pelo Sinteps.

Prática recorrente

Como já se tornou habitual – tanto em nossa categoria quanto em outras do funcionalismo público –, golpistas se aproximam dos trabalhadores das mais diversas formas, geralmente dizendo que eles têm valores a receber em alguma ação judicial. Muito se deixam confundir, pois o contato vem acompanhado de dados pessoais e até informações sobre ações reais. Entre as artimanhas usadas pelos golpistas, há mensagens pedindo que o trabalhador entre em contato “urgente” com determinado advogado, para tratar de assuntos relacionados à ação judicial que está movendo. Há também mensagens que “orientam” o servidor a fazer uma transferência bancária para “viabilizar a execução da ação” ou para receber algum “direito” etc. etc.

Não se deixe enganar. Ainda que o contato lhe pareça confiável, procure checar antes de tomar alguma atitude e NUNCA faça qualquer depósito que lhe peçam.

Escreva para o único número de WhatsApp do escritório jurídico que atende o Sinteps, que é (19) 99817-1085, ou mande e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Você também pode se informar diretamente com o Sindicato, pelo WhatsApp (11) 98335-1877.

Para relembrar: O que é o Abono Fundeb

Em 2021, o então governador João Doria não pagou o Bônus Resultado e, em seu lugar, criou o chamado ‘Abono Fundeb’, mas restringiu seu pagamento exclusivamente aos professores da rede estadual. O Sinteps pressionou o governo para a inclusão dos profissionais do Centro Paula Souza, mas não houve sucesso. Em seguida, o Sindicato ajuizou ação na justiça e obteve uma primeira decisão favorável no final de 2021, quando a juíza concedeu liminar determinando que o governo estadual reservasse os valores que seriam destinados aos profissionais do Centro. Posteriormente, no entanto, o governo recorreu e a liminar foi suspensa. O mérito da ação continua tramitando, mas sem perspectivas de prazos.