face twitter youtube instagram

NÃO PASSARÃO! Manifestantes golpistas atacam estudantes da ETEC de Jundiaí. Sinteps repudia ações de ódio e violência

Estudantes da ETEC Vasco Antônio Venchiarutti (ETEVAV), de Jundiaí, foram agredidos na tarde de quinta-feira, 3/11/2022, quando voltavam das aulas. O ônibus em que estavam – linha 430 – passava pela Rodovia Anhanguera, altura do quilômetro 53, quando foi atacado por manifestantes que se encontravam em frente ao 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), reivindicando “intervenção federal” e “golpe militar”, em inconformismo com os resultados do segundo turno das eleições.

 

Os estudantes, em sua maioria menores de idade, relatam que as agressões tiveram início quando uma parte dos jovens gritou palavras contra o presidente Bolsonaro e em apoio ao candidato eleito, Luís Inácio Lula da Silva. Neste momento, manifestantes trajados de verde e amarelo começaram a atirar pedras nos vidros do ônibus, forçando-o a parar. Vitor Cotrim, de 18 anos, foi atingido por estilhaços no supercílio, provocando sangramento. 

As imagens, registradas em vídeo do ônibus, mostram três manifestantes golpistas entrando no ônibus: “Fala agora! Fala do Lula de novo!”, gritavam em direção aos estudantes. 

“Eu entendo que eles estavam ali se manifestando. E nós estávamos nos manifestando dentro do ônibus também. Não xingamos nenhum deles, não precisava ter acontecido aquilo”, relata Vitor (Portal G1, 3/11/2022). “Durante a discussão, eles tentaram puxar e arrastar um garoto de 17 anos para fora do ônibus, e todos nós fomos protegê-lo e o puxamos de volta. Pegaram ele pelo braço e tentaram jogar para fora, mas, felizmente, éramos maioria, e deu tudo certo", relembra. Ele conta, ainda, que uma viatura da Polícia Militar estava próxima ao local, mas nada fez.

A diretoria da ETEC suspendeu as aulas presenciais nesta sexta-feira, em medida para preservar a segurança dos estudantes que transitam na região com concentração de manifestantes de extrema direita. 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado divulgou: "Dois adolescentes que estavam em um transporte escolar ficaram feridos após serem agredidos enquanto o veículo passava por uma manifestação nesta quinta-feira (3), em Jundiaí. O caso foi apresentado no 1º DP de Jundiaí, onde o boletim de ocorrência está sendo registrado. Mais detalhes serão fornecidos após a conclusão do registro."

Cultura de ódio e violência

As cenas grotescas que se espalharam pelo país após a derrota do candidato Jair Bolsonaro, com manifestantes rejeitando o resultado das urnas e a vontade da maioria, reivindicando “golpe militar”, são apenas novos capítulos da estimulada cultura da violência e do ódio que se espalhou pelo país nos últimos anos. Desdobramentos de uma estratégia política ancorada no preconceito contra mulheres e negros, no ataque aos serviços públicos e aos direitos da classe trabalhadora, no favorecimento dos grandes grupos econômicos, no ataque ao meio ambiente e na conivência com a extração ilegal e devastadora dos recursos naturais da Amazônia, na disseminação de fake news como método de convencimento.

O Sinteps repudia o ataque aos jovens da ETEC Jundiaí e soma sua voz aos que exigem a apuração dos fatos e responsabilização dos agressores.

O Sinteps celebra a democracia brasileira e repudia as ameaças de ruptura, a violência e discursos de ódio. Que o país siga em frente e que avancemos na luta em defesa dos serviços públicos e dos direitos da classe trabalhadora.  

................................. 

Vídeo

A gravação das agressões em Jundiaí pode ser acessada na cobertura do portal G1. Clique aqui.