‘Setembro Amarelo’: No mês de atenção especial à saúde mental, Sinteps promove live em 20/9. Mande suas questões

Dando continuidade à série de lives promovidas pelo Sinteps, uma nova atividade está marcada para 20/9, terça-feira, às 16h. A atividade – intitulada “Saúde mental dos trabalhadores no retorno da pandemia: Em meio às reflexões do ‘Setembro Amarelo’, é hora de conversar sobre os cuidados e atenções para uma vida saudável’ – será transmitida ao vivo pela TV Sinteps e contará com duas convidadas especiais:

- Fernanda Lou Sans Magano, Psicóloga e Secretária de Administração e Finanças do Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo;

- Tânia Vendrasco, Professora da ETEC Lauro Gomes, do Centro Paula Souza, Psicóloga Clínica e Social.

A apresentação e a mediação serão feitas por Silvia Elena de Lima, presidente do Sinteps.

Você pode enviar suas perguntas até o dia 19/9, às 12h, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

‘Setembro Amarelo’, um mês especial

No Brasil, a campanha ‘Setembro Amarelo’ foi criada em 2015, a partir de uma iniciativa conjunta entre o CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2003.

Ao longo dos últimos anos, instituições públicas e privadas se envolveram na causa e tornou-se comum iluminar prédios e monumentos com a cor amarela, como é o caso do Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional, o Estádio Beira Rio (RS), o Elevador Lacerda (BA), entre outros.

O uso do amarelo tem suas origens num fato emblemático, ocorrido nos Estados Unidos em 1994, quando o jovem Mike Emme, então com 17 anos, cometeu suicídio. O rapaz era conhecido por ter um Mustang 68, que ele mesmo havia restaurado e pintado de amarelo. No funeral, em sua homenagem, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país e pelo mundo.

O tema da live do Sinteps e o momento atual

Em 2022, quando os piores momentos da pandemia de Covid-19 parecem ter ficado para trás, embora ainda haja motivos para preocupações e cuidados por parte de todos e todas, o Sinteps considera importante refletir sobre o momento atual e como ele impacta a saúde mental dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Foram mais de dois anos de tensões e medos, ansiedades e estresse, dores pela perda de parentes e amigos. Uma mistura de tensões e emoções que nos afetaram e ainda afetam bastante.

Por certo, os sofrimentos psíquicos não começaram com a pandemia e nem terminarão quando ela – finalmente – for considerada superada.

Os cuidados com a saúde mental são tão importantes quanto aqueles que dedicamos à nossa saúde física. Cuidar deles deve ser preocupação individual e coletiva, não só no âmbito das nossas relações pessoais, mas também no trabalho. A garantia de um ambiente de trabalho saudável atua decisivamente contra o surgimento de doenças que surgem com o estresse, o assédio moral, falta de reconhecimento e valorização etc.

Com a live e a presença de duas profissionais que atuam na área da saúde mental, o objetivo do Sinteps é estimular a discussão sobre esses temas entre os/as trabalhadores do Centro Paula Souza.

bannerlive20 9 2020