Em segunda reunião, comissão de revisão da carreira avança na discussão sobre propostas. Sinteps expõe detalhes do projeto defendido pela entidade

A comissão que estuda a revisão da carreira dos trabalhadores do Centro Paula Souza teve uma segunda reunião, no dia 11 de maio.

Com representantes do Centro Paula Souza e do Sinteps, a comissão havia sido criada no final de 2019, a pedido do Sindicato, mas teve seus trabalhos paralisados pela pandemia. A retomada dos trabalhos aconteceu agora, com a primeira reunião realizada em 27/4.

Nesta segunda reunião, os representantes do Sindicato – a presidente Silvia Elena de Lima e o vice-presidente Renato de Menezes Quintino – tiveram a oportunidade de expor com mais detalhes as propostas defendidas pelo Sindicato, construídas durante o Congresso dos Trabalhadores do Centro, em 2017: a revisão das tabelas salariais, a valorização efetiva do pessoal administrativo, a instituição da jornada para os docentes, a progressão por antiguidade, a promoção direta na titulação sem interstício, a licença gestante de 180 dias para as celetistas, entre outros.

Eles também colocaram em discussão a carreira dos servidores técnico-administrativos da Unesp, que contém aspectos interessantes para os administrativos do Centro, como é o caso da possibilidade de ascensão até o último nível, mesmo para os que ingressam no nível fundamental. “Seria importante termos essa perspectiva prevista na carreira, o que se somaria ao que está presente no projeto do Sinteps, que é a progressão pela via acadêmica e pela antiguidade”, destaca Silvia.

Ela lembra que, até 1998, o Centro aplicava aos seus funcionários a mesma carreira dos funcionários da Unesp.

Próximos passos

Os representantes do Sinteps ficaram com a incumbência, para as futuras reuniões, de fazer uma sistematização da carreira atualmente em vigor em comparação com o projeto do Sindicato.

A próxima reunião da comissão está marcada para 25/5.

Categoria deve se preparar para a luta

A carreira atualmente em vigor é fruto de uma grande luta da nossa categoria, organizada pelo Sindicato. Foram anos de mobilização, que culminaram na forte greve de 2014.

“Para termos novos avanços agora, com a revisão da carreira, também teremos que pressionar”, frisa Renato. “Os trabalhadores do Centro devem ficar atentos aos informes e chamados do Sindicato.”

Quer conhecer a proposta de carreira do Sinteps?

A proposta aprovada no VIII Congresso do Sinteps, em 2017, está no site, no item “Fique por dentro” – “Revisão da carreira”. As tabelas salariais reivindicadas – que acompanham os salários pagos na Unesp – foram atualizadas para 2022.

Se você deseja fazer alguma sugestão aos representantes do Sinteps no ‘GT Carreira’, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.