Governador anuncia bônus para a segurança pública, mas nada diz sobre a educação. Conselho Diretor do Sinteps vai debater proposta de paralisação

Durante evento em São Paulo, nesta terça-feira, 10/5, o governador Rodrigo Garcia anunciou o pagamento de um bônus ao pessoal da segurança pública, a ser recebido em 23/5. Segundo ele, o valor total corresponde a R$ 176 milhões e refere-se a “metas de produtividade policial” cumpridas nos dois primeiros bimestres de 2021 no estado (Portal G1, 10/5/2022). Clique para ler.

Garcia não fez qualquer referência ao Bônus Resultado dos servidores da rede estadual de educação e do Centro Paula Souza.

Diretoria do Sinteps vai indicar paralisação

Nas muitas cobranças feitas pela Diretoria Executiva do Sinteps, a superintendente do Centro, professora Laura Laganá, limita-se a dizer que aguarda o governo liberar a data.

Mas paciência tem limite.

O Bônus não é um favor ou uma benesse que o governo nos concede. Trata-se de um direito, previsto na LC 1.240/2014, a lei que instituiu a carreira dos trabalhadores do Centro. Além disso, pela Constituição do estado de São Paulo, o governador é obrigado a gastar (no entendimento do Sinteps, o verbo usado deveria ser “investir”) 30% de tudo o que arrecada com a manutenção e o desenvolvimento do ensino. Ocorre que o governo não gasta o que deveria e, todos os anos, o Bônus é a forma encontrada para fechar as contas. Ou seja, é dinheiro que obrigatoriamente deve ser investido em educação!

O Conselho Diretor do Sindicato (diretores de base, regionais e executivos) reúne-se nesta quinta-feira, 12/5, e vai discutir e deliberar sobre a proposta da diretoria executiva da entidade, de paralisação da categoria para exigir o pagamento imediato do bônus. Fique atento à divulgação logo após a reunião.

Já assinou a petição online?

O Sinteps criou uma petição online cobrando a imediata divulgação da de pagamento do Bônus Resultado deste ano. Clique, assine e passe para seus contatos. Vamos pressionar!

Bônus é direito! Respeitem, governador e superintendente!