Recomeçam os trabalhos da comissão de revisão da Carreira. Sinteps defende propostas de ampliação de direitos e correção das tabelas salariais

A implantação da carreira dos trabalhado­res do Centro, em 2014, foi produto de muita luta da categoria, inclusive com uma longa e combati­va greve. Sem isso, ela continuaria nas gavetas do governo e da Superintendência do Centro até hoje. Nos anos que se seguiram, o Sindicato continuou reivindicando tudo o que ficou de fora.

Na campanha salarial de 2019, após cobrança do Sinteps, a direção do Centro concordou em montar um grupo de trabalho entre as partes para discutir a revisão da carreira, o que acabou ocorrendo no final daquele ano. Com o início da pandemia, logo no começo do ano seguinte, as reuniões do GT foram congeladas.

Passada a fase mais crítica do isolamento social, a direção do Sindicato voltou a cobrar a retomada dos trabalhos, o que acabou sendo atendido pela Superintendência do Centro. Por meio da portaria publicada no Diário Oficial de 15/3/2022, o Centro recriou formalmente o GT, listando os nomes indicados para o trabalho (veja mais abaixo).

Reunião produtiva

A primeira reunião, coordenada por Sabrina Rodero Ferreira Gomes, diretora do Grupo de Supervisão Educacional, aconteceu em 27/4, e teve como pauta a análise de planos de carreira de categorias similares às do Centro, como é o caso da educação tecnológica federal, municipais de SP etc.

Os representantes do Sindicato – a presidente Silvia Elena de Lima e o vice-presidente Renato de Menezes Quintino – consideraram a reunião positiva. Eles apresentaram uma síntese das principais propostas defendidas pelo Sindicato, construídas durante o Congresso dos Trabalhadores do Centro, em 2017: a revisão das tabelas salariais, a valorização efetiva do pessoal administrativo, a instituição da jornada para os docentes, a progressão por antiguidade, a promoção direta na titulação sem interstício, a licença gestante de 180 dias para as celetistas, entre outros. Também foram discutidas propostas como o reconhecimento dos saberes e competências para a evolução, a melhoria em vantagens e gratificações, a busca de novas funções para o pessoal administrativo (para fugir dos limites impostos pela Lei 1.080) etc.

“Notamos nesta primeira reunião que há um certo consenso de que é preciso instituir uma jornada para os docentes, valorizar os funcionários técnico-administrativos, inclusive quanto aos salários, implantar a titulação direta, estabelecer que os coordenadores possam atuar exclusivamente na coordenação, entre outros pontos”, relata Silvia.

A próxima reunião do GT ficou marcada para 11/5, já tendo como pauta a discussão da proposta apresentada pelo Sinteps e a carreira dos servidores da Unesp. “Nossa expectativa é fazer um bom estudo, que culmine na montagem de uma proposta que contenha o que há de bom nas carreiras das outras categorias e as nossas propostas”, projetou Renato.

Silvia acrescenta que o objetivo não é construir uma proposta factível para o governo, mas sim a ideal para os trabalhadores e a instituição. “Se o governo cortar alguma coisa depois, a gente luta para manter”, finalizou.

Quer conhecer a proposta de carreira do Sinteps?

A proposta aprovada no VIII Congresso do Sinteps, em 2017, está no site, no item “Fique por dentro” – “Revisão da carreira”. As tabelas salariais reivindicadas – que acompanham os salários pagos na Unesp – foram atualizadas para 2022. Clique para conferir.

Se você deseja fazer alguma sugestão aos representantes do Sinteps no ‘GT Carreira’, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os membros do ‘GT carreira’

Conforme formalizado pela portaria editada pelo Centro, compõem o “Grupo de Trabalho para reestruturação da carreira”:

- Sabrina Rodero Ferreira Gomes – Representante da Unidade do Ensino Médio e Técnico – CETEC;

– Dário Luiz Martins – Representante da Unidade do Ensino Médio e Técnico – CETEC;

– Cristina Maria Casaes – Representante da Unidade do Ensino Médio e Técnico – CETEC;

– Celso Fernandes Joaquim Junior – Representante da Unidade do Ensino Superior de Graduação – CESU;

– Elisete Aparecida Buttignon - Representante da Unidade do Ensino Superior de Graduação – CESU;

– Thais Helena Rodrigues Fortes –Representante da Unidade de Recursos Humanos - URH;

– Ogali Fukushima – Representante da Unidade de Recursos Humanos - URH;

– Eulália Aparecida Andrade dos Santos – Representante do Comitê de Diretores de Etecs;

– Silvia Elena de Lima – Representante do Sinteps;

– Renato de Menezes Quintino – Representante do Sinteps.