O ‘reajuste’ de 10% de Doria: Discriminação entre servidores e zombaria com inflação galopante. Vamos mostrar nossa indignação com mobilização e greve!

Não chega a ser surpresa o anúncio feito pelo governador João Doria, em entrevista coletiva na manhã de 10/2/2022, de que concederá reajuste ao funcionalismo estadual a partir de 1º de março. Candidato ao Planalto neste ano, o governador repete o que fez em 2018, última vez em que os servidores tiveram um mísero reajuste, quando se candidatou ao atual cargo.

Não é surpresa, também, a concessão de índices diferenciados entre os segmentos, como se uns valessem mais que os outros: segurança pública e saúde receberão 20%, enquanto os demais terão somente 10%. A explicação de Doria: “O reajuste maior aos policiais e à saúde é uma forma de retribuir pela dedicação destes servidores durante a pandemia” (Folha de S. Paulo, 10/2). Ora, as demais categorias do funcionalismo paulista não vêm trabalhando e atendendo a população durante toda a pandemia?

Por fim, não é surpresa que o reajuste anunciado esteja longe, muito longe do que a inflação vem comendo dos salários de todos. Os 10% anunciados por Doria mal cobrem a inflação dos últimos 12 meses. Desde 2018, último ano em que tivemos reajuste, até agora, a inflação já soma 25,15%. Isso sem falar na defasagem acumulada nos anos anteriores.

E todo esse arrocho não tem nenhuma justificativa. A arrecadação de impostos do estado vai de vento em popa, apesar da pandemia. Em notícia divulgada no site do governo do estado em 26/1/2022, o candidatíssimo João Doria comemorou o fato de que a economia de SP cresceu cinco vezes mais que a do Brasil nos últimos três anos.

Projeto de lei na Alesp

Para fazer os reajustes se concretizarem, o governador enviará projeto de lei à Assembleia Legislativa (Alesp). Assim como faz sempre nestas situações, o Sinteps já está se organizando com outras entidades representativas para batalhar pela inserção de emendas no projeto.

Nossa campanha já está na rua: Queremos 33,24% para todos e revisão da carreira

Como divulgado em matérias anteriores, o Sinteps já deu início à mobilização pela campanha salarial deste ano. Os trabalhadores das ETECs e FATECs estão sendo chamados a analisar a proposta de Pauta de Reivindicações sugerida pelo Conselho Diretor (CD) do Sindicato e fazer suas contribuições até o dia 14/2, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O CD volta a se reunir no dia 16, para fechar a Pauta e protocolá-la, em seguida, junto à direção do Centro e ao governo.

Em resumo, a proposta de Pauta apresentada pelo CD contém:

- Reajuste linear de 33,24% para todos a partir de 1º de março;

- Revisão da carreira em vigor (contemplando novas tabelas salariais, para recomposição das demais perdas salariais, bem como: jornada para os docentes, instituição do plano de saúde, reajustes nos benefícios etc.)

Chega de arrocho e discriminação: Vamos responder com greve!

O Sinteps indica aos trabalhadores do Centro que discutam a necessidade de mobilização para forçarmos a direção do Centro e o governo a negociarem um reajuste que realmente minimize o arrocho que vimos sofrendo nos últimos anos. Nossa história é rica em nos mostrar que somente a reação e a luta são capazes de fazê-los ouvirem nossa voz.

VAMOS PREPARAR A GREVE DOS TRABALHADORES DO CENTRO! REAJUSTE DIGNO, JÁ!