Emendas ao PLC 37, o projeto do abono: Sinteps amplia ação na Alesp e conclama trabalhadores do Centro a pressionarem os deputados

A Diretoria Executiva do Sinteps está percorrendo os gabinetes dos deputados e das deputadas estaduais paulistas, na Assembleia Legislativa (Alesp), em busca de apoio às emendas apresentadas pela entidade sindical ao projeto de lei complementar (PLC) 37/2021. Encaminhado pelo governador João Doria em 16/10, o projeto contém a proposta de um abono salarial voltado exclusivamente aos professores da rede estadual, ainda para este ano, que consumirá um montante total de R$ 1,55 bilhão. O projeto deixa de fora os demais servidores que atuam nas escolas estaduais e todos – professores e servidores técnico-administrativos – do Centro Paula Souza.

O argumento usado pelo governo estadual para essa discriminação é que a origem destes recursos, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação/FUNDEB, limitaria o abono aos professores da educação básica. No entanto, como o governador bem sabe, os estudantes da educação profissional e tecnológica do Centro Paula Souza são contados para o recebimento do FUNDEB no estado de São Paulo, o que justifica plenamente incluir os profissionais das escolas técnicas e tecnológicas no abono do PLC 37/2021.

Quando teve conhecimento do projeto, o Sinteps rapidamente elaborou propostas de emendas e as enviou a todos os parlamentares, pedindo que as protocolassem em seu nome. O pedido foi atendido por deputados e deputadas de vários partidos e visões políticas distintas: Professora Bebel e Paulo Fiorilo (PT), Carlos Giannazi (PSOL), Mauro Bragato e Maria Lúcia Amary (PSDB) e Barros Munhoz (PSB).

A luta, agora, é para que as emendas sejam inseridas no projeto e aprovadas em plenário. Por isso, os diretores do Sinteps estão atuando diariamente na Alesp, conversando com o maior número possível de parlamentares e pedindo seu apoio. Clique para assistir um breve vídeo gravado pela presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, na Alesp, em 26/10. Fique atento às informações do Sindicato.

Mande muitos e-mails

Por enquanto, a melhor forma de os trabalhadores do Centro ajudarem na pressão é enviar e-mails aos deputados estaduais. Se você tem contato com algum/alguma em sua região, envie mensagens a ele/ela e, também, ao conjunto dos parlamentares da Alesp. Faça isso o maior número de vezes possível.

Clique aqui para conferir os e-mails de cada parlamentar, caso deseje enviar especificamente para algum/alguns. Se preferir, acesse arquivo com todos eles organizados para envio único.

Sugestão de assunto:

Urgente: Pedimos o seu apoio para as emendas ao PLC 37

Sugestão de texto:

Prezado/a deputado/a,

Pedimos aos deputados e deputadas estaduais paulistas que apoiem as emendas propostas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ceeteps, o Sinteps, ao PLC 37/2021, que cria o abono salarial para os professores da rede estadual. As emendas foram apresentadas por parlamentares de vários partidos. São elas: 12, 18, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30.

Nestas emendas, pedimos a extensão deste abono salarial a todos os docentes e servidores técnico-administrativos do Ceeteps.

OS TRABALHADORES DO CENTRO PAULA SOUZA PEDEM TRATAMENTO IGUALITÁRIO E JUSTIÇA E SABERÃO RECONHECER O APOIO ÀS SUAS JUSTAS DEMANDAS.