GREVE SANITÁRIA: Assine petição online e participe no ‘tuitaço’ em 16/9, data da mediação no TRT

Acontece nesta quinta-feira, 16/9, às 14h, a “mediação pré-processual” entre Sinteps e Centro Paula Souza, sob a tutela do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região. A mesa foi marcada a pedido do Sindicato e estava inicialmente prevista para 9/9, mas foi adiada a pedido do empregador.

O objetivo da mesa, do ponto de vista da entidade sindical, é dialogar com o empregador para estabelecer condições sanitárias seguras para trabalhadores e estudantes das ETECs e FATECs, mantendo o trabalho remoto até que a comunidade esteja vacinada e a pandemia de Covid-19 sob controle.

O documento elaborado pelo advogado Augusto Bonadio, do Sinteps, traz um relato da situação que levou à greve sanitária e as reivindicações da entidade (clique para conferir).

O Sinteps indica aos grevistas e a toda a comunidade acadêmica do Centro Paula Souza a realização de um “tuitaço” no dia 16/9, das 10 às 12h, para sensibilizar a Superintendência da instituição frente ao enorme equívoco pedagógico e aos riscos sanitários embutidos no retorno presencial em curso. Use a hashtag #CentroPaulaSouzaRespeiteAVida.

Petição online criada pela base

O Sinteps saúda a iniciativa da comunidade da ETEC Júlio de Mesquita, que criou uma petição online voltada aos pais, mães, responsáveis e estudantes, intitulada “Vamos acolher a vida e a educação com o respeito merecido”.

O texto da petição destaca que, “neste momento tão desgastante, fruto de um longo período de confinamento, estamos todos afoitos a recuperar nossa vida”, mas pondera que é preciso cautela. “O quadro epidemiológico ainda inspira cuidado. Os jovens começam a receber a primeira dose vacinal, o que não é garantia de preservação contra o vírus; consequentemente, podem ainda contrair a doença, mesmo que assintomáticos, e serem vetores aos colegas e familiares.”

A petição explica que, frente a este quadro, a permanência no ensino remoto, embora com todas as suas dificuldades para todos, ainda segue sendo a melhor alternativa. Aborda também a “fragilidade do processo ensino-aprendizagem” com a situação atual.

O texto finaliza solicitando o apoio de toda a comunidade – interna e externa – “para que possamos continuar atendendo às necessidades dos nossos alunos e alunas da melhor maneira possível”. Ao final, vem a assinatura: “Professores das ETECs e FATECs, unidos pela saúde coletiva e educação de qualidade (ministrando aulas remotamente para TODOS os alunos, ou seja, sem perdas pedagógicas, de maneira síncrona e sem riscos à saúde)”.

Assine a petição e passe adiante para seus contatos. Vamos fortalecer essa importante iniciativa.

Ajude a fortalecer nossa justa GREVE SANITÁRIA

Conforme avaliação e encaminhamentos aprovados pela assembleia geral de 30/8, prosseguimos na GREVE SANITÁRIA. Todos os materiais de apoio estão no site, na seção Greve sanitária

Novos casos, pressões ilegais e descabidas? Denuncie ao Sinteps

O Sinteps continua recebendo, todos os dias, informes de unidades que suspendem as atividades presenciais devido a novos casos de contaminação, bem como denúncias de pressões. Se isso ocorrer na sua unidade, informe ao Sindicato, com todos os detalhes possíveis (e-mails, comunicados etc.), para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Quer a presença do Sinteps na reunião da sua unidade?

Qualquer dúvida sobre a greve, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Qualquer dúvida emergencial sobre a greve ou para solicitar a presença de um diretor do Sindicato na reunião na sua unidade, contate os seguintes números de WhatsApp:

- (11) 98335-1870, com Silvia.

- (11) 97751-0024, com Renato.

- (11) 98335-1868, com Neusa.

- (11) 98335-1876, com Denise.