Nota do Sinteps sobre a eleição de diretores: Centro quer passar a boiada e ferir a democracia, mas trabalhadores podem fazer valer sua posição

Enquanto estamos todos preocupados em lançar nossos documentos para conseguir evoluir, seja na Promoção seja na Progressão, a CETEC vem passando sua boiada com o processo virtual de eleição de diretores.

O Conselho Diretor do SINTEPS já manifestou à Superintendência o posicionamento da entidade sindical, que é contrário a este formato virtual, tendo em vista nosso grande temor com a lisura do processo.

Nossas preocupações representam não só a opinião do Conselho Diretor do Sindicato, mas de muitos trabalhadores e também de diretores das ETECs, que procuram o Sinteps para pedir seu apoio.

Recebemos uma resposta da CETEC que ignora nossas preocupações e mantém o calendário eleitoral.

Pois bem, dando sequência a este calendário eleitoral, a CETEC fez simulações da votação e, pasmem, houve possibilidade de uma pessoa votar mais de uma vez!!!!

As denúncias que recebemos (e foram várias), de pessoas que efetivamente estão preocupadas com o processo democrático, dão conta de que na reunião em que se testou o processo (e que não foi gravada), houve a possibilidade de fraude!

É estranho que a CETEC queira manter a todo o custo este processo, mesmo sabendo dos problemas que vão acontecer, tendo em vista que terão que forçosamente prorrogar os mandatos dos diretores atuais até 1º de fevereiro, a fim de que os mesmos usufruam de suas férias, direito legal assegurado a todos os trabalhadores.

Ora, se vão prorrogar os mandatos até fevereiro, por que não prorrogam até abril, por exemplo, quando se espera já tenhamos um pouco mais de segurança para realizar a eleição presencialmente?

Por que a pressa?

Por que colocar em risco um processo que vem sendo conduzido há anos de forma segura?

Por que a CETEC não aproveita o tempo e propõe as alterações efetivamente necessárias para o exercício democrático do direito ao voto, realizando eleições ao invés de um processo de consulta, que por vezes não favorece ao candidato mais votado?

Há muito o quê explicar, propor e alterar antes de sair de modo atabalhoado criando formas inseguras de realizar o processo.

Seguimos orientando que os trabalhadores que não concordam com este tipo de consulta virtual não compactuem com o processo!

Se não for atingido o quórum de 50 % + 1 de qualquer segmento (professor, funcionário ou aluno), o processo fica invalidado e a CETEC terá que ouvir a voz da comunidade!

Chega de boiadas irrompendo nos rumos da democracia!