Contra o retorno sem garantias, CD do Sinteps reforça defesa da vida! Sindicato agenda live com médica infectologista para 25/8

O Sinteps vem centrando o máximo de esforços, junto com outras entidades sindicais da educação, para evitar o retorno às atividades presencias sem que tenhamos segurança diante dos riscos causados pela pandemia de Covid-19.

No dia 25/8, terça-feira, às 17h, o Sindicato vai realizar mais uma live, desta vez com uma profissional da medicina, a médica infectologista Juliana Salles, que vai abordar os riscos que uma volta prematura às atividades presenciais nas escolas pode causar. Clique aqui para acessar o banner com todas as informações; mande suas perguntas até o dia 24/8, às 12h, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em sua última reunião, realizada em 17/8, o Conselho Diretor (CD) do Sinteps aprovou um novo manifesto, reforçando a posição da entidade. Confira a seguir. O CD também aprovou indicar aos trabalhadores que façam uma campanha junto aos vereadores de sua cidade, solicitando a eles que assinem uma moção de apoio à nossa reivindicação de retorno apenas quando houver segurança sanitária para todos. Clique aqui para acessar o modelo de moção; ao consegui-la, envie cópia para o Sindicato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

A Direção Executiva do Sinteps está cobrando o agendamento urgente de nova reunião com a Superintendência do Centro, para discutir o retorno e, também, outras questões de interesse da categoria, como o bônus, a evolução funcional etc.

...................................

Manifesto do CD do Sinteps: NOSSAS VIDAS IMPORTAM!

Reunido em 17/8/2020, o Conselho Diretor (CD) do Sinteps – composto por seus Diretores de Base, Regionais e da Executiva – referendou as sucessivas manifestações e questionamentos que o Sindicato vem fazendo em relação ao retorno das ETECs e FATECs às atividades presenciais.

A pandemia de Covid-19 mantém-se em patamares assustadores, com números de casos e de mortes que ainda deixam nosso país entre os primeiros no triste ranking mundial desta cruel doença. O CD do Sinteps vê com extrema desconfiança a movimentação do governo estadual no âmbito do Plano São Paulo, que reclassificou a maior parte do estado na cor amarela sem que o ritmo do contágio e dos óbitos tenha regredido. Não restam dúvidas ao Sinteps de que interesses econômicos estão se sobrepondo à preservação de vidas.

Neste cenário, o retorno às aulas presenciais – seja em agosto, setembro ou qualquer outra data – sem a existência de vacina, é um atentado à vida de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e familiares de todos! Da mesma forma, a evidente fragilidade da estrutura física e de pessoal de boa parte das nossas unidades escolares, aliada à ausência de recursos necessários para a aquisição de materiais básicos de prevenção sanitária, causam-nos ainda mais preocupação.

Os trabalhadores do Centro Paula Souza conseguiram se adequar, a duras penas, ao teletrabalho e ao ensino remoto, mantendo presencialmente apenas as atividades essenciais. Embora todos desejemos que tudo se normalize, neste momento de incertezas que ainda cercam a pandemia, a vida de todos os trabalhadores, estudantes e familiares deve estar em primeiro lugar.

O CD do Sinteps entende que a decisão de defesa da vida deve partir da própria instituição. Não é honesto tentar repartir a responsabilidade com os diretores, professores e pais, instando-os a decidir isoladamente pela volta ou não. A instituição deve cumprir seu papel, de modo responsável e digno, e garantir que o retorno às atividades presenciais se dê, somente, com garantias à vida!

São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Conselho Diretor do Sinteps