Apoio aos professores, servidores e estudantes do Amazonas. Todas as vidas importam!

Reunido em 17/8/2020, o Conselho Diretor (CD) do Sinteps – composto por seus Diretores de Base, Regionais e da Executiva – vem a público manifestar apoio à greve dos professores da rede estadual do Amazonas.

Eles pararam o trabalho no dia 10 de agosto, data prevista para a reabertura das escolas públicas do estado. O retorno às atividades presenciais teve início em 123 escolas do ensino médio, em Manaus. Desde então, segundo denúncia da Associação Sindical dos Professores de Manaus (Asprom), 50 docentes foram diagnosticados com a Covid-19. Não por coincidência, certamente, o estado voltou a registrar alta em suas estatísticas de Covid-19.

Os acontecimentos no Amazonas sinalizam uma triste antecipação do que centenas de entidades sindicais da educação, entre elas o Sinteps, vêm alertando há tempo: o retorno precipitado às aulas presenciais coloca em risco a vida dos trabalhadores, estudantes e familiares.

O Sinteps solidariza-se com o movimento e conclama o governo amazonense a rever sua decisão, em respeito à vida de todos os envolvidos. Que o exemplo do Amazonas acenda o alerta em todo o país!

Nossas vidas importam! Retorno somente com vacina e condições sanitárias adequadas!

São Paulo, 17 de agosto de 2020.

Conselho Diretor do Sindicato dos Trabalhadores

do Centro Paula Souza (Sinteps)