Sinteps assina manifesto em defesa da vida e pelo “Fora, Bolsonaro-Mourão”. Posição foi aprovada em reunião do Conselho Diretor

O Fórum das Seis - do qual faz parte o Sinteps, juntamente com as entidades representativas das três universidades estaduais paulistas e do Centro Paula Souza - produziu uma nota pública sobre a conjuntura nacional. A nota faz considerações sobre a grave crise sanitária, social, política e econômica que assola nosso país, em especial a população trabalhadora, em meio à pandemia de Covid-19.


A autorização à Direção Executiva do Sinteps para que assinasse a nota foi dada pelo Conselho Diretor da entidade, reunido em 18/6/2020. Na oportunidade, os presentes (diretores de Base, Regionais e da Executiva) debateram o cenário nacional, concluindo pela assinatura do manifesto do Fórum. Manifestos com teor semelhante vêm sendo assinados e divulgados por centenas de entidades sindicais e dos movimentos sociais.


Confira a nota a seguir. Para acessá-la em PDF, clique aqui.

 

..............................................


Nota do Fórum em defesa da vida, da educação e da saúde públicas!

Fora, Bolsonaro-Mourão!
 

O país vive uma das maiores crises sociais, sanitárias e econômicas dos últimos tempos, com o aprofundamento da crise internacional do capital e da explicitação de sua impossibilidade de dar respostas à defesa da vida. A Covid-19 tornou-se uma das maiores pandemias de que se tem notícia, passando oficialmente de 1 milhão de contaminados e mais de 50 mil mortos em todo o território nacional, até o momento. Números que, certamente, são maiores, considerando a existência de subnotificação de casos.


Além da pandemia, que já é um dos maiores problemas de saúde pública do país, a sociedade brasileira tem enfrentado um forte inimigo, um vírus poderoso, eleito por fake news e com possíveis vinculações com a milícia e parte das forças armadas, com lastro no negacionismo da verdade, na anticiência, no obscurantismo, no autoritarismo e no fundamentalismo – o governo Bolsonaro-Mourão.


O desgoverno da chapa, eleita com um arremedo de “Proposta de Plano de Governo” alinhavado sob o título de “O caminho da prosperidade”, que boa parte da sociedade certamente jamais conheceu, resultou por um lado na velha política econômica neoliberal e, por outro, numa perspectiva de desmonte do pouco de política social que a duras penas a sociedade conseguiu construir com a Constituição Federal de 1988.


Assim, a exemplo do que já fizeram muitas outras instituições democráticas, entre elas as entidades que nos representam em âmbito nacional, é chegada a hora de reiterar que a atual chapa ocupante formal do Planalto não tem mais qualquer possibilidade de governar o país.


É nesse contexto que nos expressamos em alto e bom som:


Em defesa da Vida!

Pela manutenção do isolamento e distanciamento social!

Em defesa da Educação e da Saúde públicas!

Em defesa do SUS!

Fora, Bolsonaro-Mourão!

 

São Paulo, 23 de junho de 2020


Fórum das Seis

(Adusp, Sintusp, Adunesp, Sintunesp, Adunicamp, STU, Sinteps, DCEs da USP, Unicamp e FATECs, Movimento Estudantil da Unesp)